Sintra - 2º Dia (Parte V) - Visita ao Palácio da Pena - Parte II

O Palácio da Pena é das raras casas reais portuguesas que ainda hoje mantém intacto todo o seu espólio, mobiliário e adereços originais. Num total de 26 dependências, todas se encontram decoradas segundo o sabor e o colorido românticos, onde se contemplam quase todos os materiais e estilos decorativos conhecidos, que nos levam a reviver o passado.
Como na visita não é permitida a realização de fotos, as imagens aqui colocadas são colhidas na internet ou digitalizadas a partir de postais comprados na loja do palácio.
Das 25 dependências do Palácio (0. Entrada; 1. Claustros; 2. Copa e casa de jantar privada; 3. Aposentos do Rei D. Carlos; 4. Capela de S. Jerónimo (Convento); 5. Capela; 6. Sacristia; 7. Primeiro quarto das Damas; 8. Segundo quarto das damas; 9. Quarto da Rainha; 10.Toilette da Rainha; 11. Quarto de vestir da Rainha; 12. Saleta de costura; 13. Sala de estar privada da Família Real; 14. Escritório da Rainha; 15. Sala Árabe; 16. Sala verde; 17. Átrio de acesso ao terraço da Rainha; 18. Primeira sala de passagem; 19. Segunda sala de passagem; 20. Sala Indiana; 21. Sala de receção; 22. Salão Nobre; 23. Aposentos do Rei D. Manuel II; 24. Sala dos Veados; 25. Cozinhas), podemos referir como mais importantes:
Sala de Jantar – Está instalada no antigo refeitório dos monges hieronimitas. O seu mobiliário, todo ele em estilo nacional, foi propositadamente talhado para aquele espaço. Merece destaque a mesa posta para doze pessoas e coberta por um magnífico rendilhado de Bruxelas. O centro de mesa, representando uma caravela sustida por Ninfas e Neptunos, consiste numa bela peça de ourivesaria francesa oitocentista, atribuída a Froment Maurice e Louis Aucoc, e constitui o elemento decorativo mais importante.
Atelier do rei D. Carlos – É uma pequena sala/estúdio com telas pintadas pelo rei D. Carlos, que era um pintor e miniaturista de mão cheia. Ali, podem observar-se sete telas inacabadas da sua autoria, representando cenas amorosas, onde Ninfas e Faunos se envolvem em apaixonadas correrias. Pode ainda ver-se a sua coleção de vidros e canecas. No compartimento subsequente (quarto de repouso de D. Carlos), vê-se um mobiliário Império com cama de dossel, onde a madeira e o bronze se interligam harmoniosamente.
Sala de Saxe – Outrora uma Sala de Receção, onde predomina a porcelana de Saxe.
Salão de Nobre Neste belo salão podem ver-se ainda estuques, lustres, móveis que variam do séc. XIV ao séc. XIX. Essencialmente composto por motivos geométricos de nítida influência árabe, que se articulam com motivos vegetalistas, a grande sala atinge um equilíbrio impressionante. Saliente-se o lustre neogótico de bronze dourado, as quatro grandes esculturas de turcos em madeira de “andiroba”, os quais sustentam candelabros, os bufetes oitocentistas, o aquário da Fábrica do Rato e a lindíssima floreira estilo Carlos X, que decoram todo o espaço. Refira-se, por último, os vitrais alemães do séc. XIX, de nítida simbologia maçónica e rosacrucianos.
Fonte: http://www.guiadacidade.pt/  Wikipédia.org / http://atracoessintra.no.sapo.pt/ http://sintramaias.no.sapo.pt/palaciodapena1.htm
 

Nenhum comentário: