Sintra - 2º Dia - Castelo dos Mouros e Palácio da Pena - Parte III

Depois da visita e compra de vinhos da Adega Cooperativa de Colares, seguimos a caminho da Serra de Sintra, onde se situa quer o Castelo dos Mouros, quer o belo Palácio da Pena.
Durante o trajeto sempre a subir, o percurso é feito por estradas estreitas e sinuosas tendo que se parar e estacionar a autocaravana no parque do Centro de Atendimento ao Visitante do Castelo dos Mouros, uma vez que a partir daí as autocaravanas não conseguem subir as ingremes curvas do último troço que nos faz aceder ao Parque e Palácio da Pena.
O Castelo de Sintra, popularmente conhecido como Castelo dos Mouros, é a sentinela da Serra de Sintra. Ergue-se sobre um maciço rochoso, isolado num dos cumes da Serra de Sintra e é um verdadeiro prazer subir as suas muralhas serpenteantes e do alto destas, descortinar a maravilhosa e privilegiada vista, sobre a Vila de Sintra e de toda a sua envolvência rural que se estende até ao Oceano Atlântico.
Este castelo remonta ao período do domínio islâmico e às conquistas de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Além das muralhas ameadas, torres e adarves, o conjunto é completado por diversas rampas e escadarias de acesso. Um outro elemento digno de nota é a sua Porta Árabe de arco em ferradura. A muralha apresenta ainda cinco torres: quatro de planta retangular e uma de planta circular, encimadas por merlões piramidais. A torre na cota mais elevada do terreno, é conhecida por Torre Real e é acedida através de uma escadaria de 500 degraus. No período islâmico constituiu-se na alcáçova e no período cristão consta que lá terá vivido Bernardim Ribeiro, escritor português do século XVI.
Hoje este castelo mouro está transformado numa verdadeira atração turística, graças ao rei consorte, D. Fernando II, marido de D. Maria II (1834-1853), melhorando as suas imediações ao gosto imaginativo da época (o Romantismo), sendo-lhe adicionados locais de contemplação, caminhos de acesso e vegetação abundante.
Depois a pé foram feitos os cerca de 250 m, até ao portão de entrada do Parque do Palácio da Pena. Lá bem no alto, aninhado na mais alta escarpa da Serra de Sintra, um Palácio de Conto de Fadas espreita, envolto num imenso parque que alia a busca do exotismo ao fascínio pela natureza.
Depois dos bilhetes comprados a viagem até ao Palácio da Pena, é feita ou a pé (uma subida "dificil" feita entre árvores exóticas e espécies nativas, onde se descobrem diversos monumentos que formam um conjunto imperdível e dos quais o Palácio da Pena se destaca de forma incomparável) ou em pequenos e antigos autocarros de tração às quatro rodas, que por estrada estreita, ingreme e sinuosa, nos levam  lentamente até à entrada do palácio.

À chegada olha-se o Palácio e a sensação é de total deslumbramento. Para a descrever o ideal é usar as palavras do compositor e maestro alemão Richard Strauss, aquando da sua visita a Sintra que disse: ”Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Conheço a Itália, a Sicília, a Grécia e o Egipto, e nunca vi nada que valha a Pena. É a coisa mais bela que tenho visto. Este é o verdadeiro jardim de Klingsor – e, lá no alto, está o Castelo do Santo Graal”.

Fonte: http://eglportugal.blogspot.pt/ http://www.parquesdesintra.pt/Wikipédia.org

Nenhum comentário: