Lisboa - 4º Dia -Vista ao Jardim Museu Botânico Tropical e Exposição "Viagens e Missões Cientificas nos Trópicos" - Parte I



O 4º e último dia em Belém foi destinado à visita durante a manhã ao Jardim Museu do Agrícola Tropical, sendo a tarde destinada à visita ao Padrão dos Descobrimentos e da Torre de Belém.

A partir do Cais de Cacilheiros de Belém, onde estava estacionada a nossa autocaravana, caminhámos pelo largo passeio que acompanha toda a fachada principal do Palácio de Belém, a caminho do Jardim Museu Botânico Tropical.


Situado também na zona monumental de Belém, ao lado do Palácio de Belém e junto ao Mosteiro dos Jerónimos este é um dos mais belos jardins que podemos visitar em Portugal.
O nosso interesse em visitar este jardim, não foi só pela sua beleza e as suas imponentes espécies tropicais, mas também porque ali ocorria no Palácio do Conde de Farrobo (situado em zona alta, a ver o estuário do Tejo, domina os terrenos ocupados pelo jardim), uma exposição dedicada às Viagens e Missões Cientificas nos Trópicos (1883/2010), que terminava no final de dezembro, e que eu como angolana e amante das Ciências Tropicais, também não queria perder.


O Jardim Botânico Tropical abriu ao público em 1912, com o nome de Jardim do Ultramar ou Jardim das Colónias, uma vez que na sua maioria as suas plantas vieram das antigas colónias portuguesas.
A visita iniciou-se pelo lindíssimo Jardim Museu Tropical, que ocupa uma área de cerca de 7 hectares, integrando um Jardim Botânico com cerca de 5 ha, incluindo uma estufa com aquecimento e outros abrigos de vários tipos.


Este jardim é um autêntico regalo para os sentidos, com exemplares gigantes de uma enorme beleza cénica, que só ali podem ser encontrados. Possui cerca de 500 espécies perenes na sua maioria de origem tropical ou subtropical, no entanto, dado o carácter não só de investigação, mas também didático e de lazer do Jardim, existem também algumas espécies originárias de regiões temperadas.
É um jardim que tem uma forte inclinação científica, o que quer dizer que dentro do jardim encontramos várias instalações destinadas ao estudo e conservação das várias espécies, um banco de sementes, estufas, laboratório de cultura in-vitro e uma xiloteca (arquivo/coleção de madeiras).


É um verdadeiro prazer passear ao longo das compridas avenidas ladeadas de palmeiras altíssimas e descobrir lagos e grutas, um Jardim Oriental e a topiária, sempre acompanhados durante toda a visita, por simpáticos galos, galinhas, patos, pavões e gansos.

Sobe-se depois até à plataforma onde está situado o Palácio do Conde de Farrobo e iniciamos a visita demorada à Exposição ali patente. A exposição estava estruturada em duas linhas discursivas: uma sobre viagens, expedições e missões científicas que tiveram lugar nos séculos XIX e XX e respetivos acervos, memórias e estudos; a outra sobre investigação interdisciplinar sobre desenvolvimento global.
 
 
Esta excelente exposição convidava-nos a explorar a diversidade das áreas disciplinares contempladas pelas Missões Científicas; conhecer as equipas no terreno e os equipamentos científicos utilizados; os materiais recolhidos e as metodologias aplicadas; e finalmente fazer a divulgação do “Saber Tropical” produzido pelos cientistas nas nossas ex-colónias, nas muitas viagens feitas aos trópicos.
Em alguns dos painéis as duas linhas discursivas sobrepunham-se, e noutros conviviam em «paralelo», refletindo estratégias e programas científicos que se foram sucedendo. Lá também podiamos encontrar e recordar alguns dos frutos e animais (embalsamados) que de certo modo acompanharam a minha infância.


Após a visita à Exposição Viagens e Missões Cientificas nos Trópicos, já no caminho para a saída, o belo Jardim Tropical torna a surpreender-nos, desta feita com um belo Jardim Oriental. Este é um jardim pequeno mas encantador, com os seus arruamentos, desníveis, jogos de água e espécies típicas daquela zona do mundo.
Neste jardim privilegiaram-se as plantas mais usadas nos jardins da ex-colónia de Macau. O arco que marca a entrada é uma réplica estilizada, construída por ocasião da Exposição do Mundo Português em 1940, do que limitava a entrada do "Pagode da Barra", o mais antigo de Macau, com cerca de seis séculos de existência.


Fonte: http://www.strawberryworld-lisbon.com/ http://centenariorepublica.pt/ http://www2.iict.pt/jbt/ http://marcasdasciencias.fc.ul.pt/

Nenhum comentário: