Lisboa - 3º Dia - Visita ao Mosteiro dos Jerónimos - Parte VII



Acabada a visita à Igreja do Mosteiro Jerónimos, sai-se para nos dirigirmos para o Claustro, para a continuação da visita ao Mosteiro.
Os claustros dos mosteiros, tal como o do Mosteiro dos Jerónimos, são construções normalmente de forma quadrangular, com um ou dois andares constituídos por galerias cobertas e abertas através de arcadas, para um pátio central. Aparecem quase sempre encostados a um dos lados da igreja, localizando-se à sua volta as várias dependências conventuais, como a Sala do Capítulo, o Refeitório e outras.


O Claustro do Mosteiro dos Jerónimos é considerado um dos mais belos do mundo, e nele podíamos passar horas, só observando a beleza e riqueza dos pormenores esculpidos nos seus pilares e arcadas. Este local era destinado apenas aos monges que o usavam para a leitura, oração, meditação e lazer. Por isso, ao longo das suas paredes, por baixo das arcadas, poderemos observar inúmeros medalhões em pedra, representativos das cenas da Paixão de Cristo, entre outros com símbolos régios. Era também por ali que os monges tinham acesso ao Refeitório, Sala do Capítulo, Sacristia e Coro Alto.
Dirigimo-nos depois para a Sala do Refeitório. Era nela que os monges tomavam, em conjunto, as suas refeições. O ambiente que se vivia, durante as refeições era silêncio e solenidade, obedecendo os monges a regras próprias de comportamento. Não era permitido conversar pois, durante a refeição, um dos monges lia passagens da Bíblia ou algum outro livro religioso. Para que todos pudessem ouvir claramente, utilizavam um púlpito de madeira, espécie de varandim, construído a um nível mais elevado, como os que existem nas igrejas e usada pelos sacerdotes quando pretendem pregar.

Esta sala encontra-se revestida de azulejos (séc. XVIII), num friso largo acima do rodapé, que representam cenas do Antigo e Novo Testamento.
No topo norte dessa Sala, por cima do painel de azulejos que representa o “Milagre da Multiplicação dos Pães”, vê-se uma pintura de Avelar Rebelo, representando novamente S. Jerónimo. É uma pintura a óleo sobre tela, do séc. XVII, onde se podem observar, os símbolos relacionados com a figura de S. Jerónimo: o leão; a caveira; o chapéu e o manto de cardeal; a vela, a ampulheta, o crucifixo e os livros.

No topo sul, por cima da lareira (do séc. XIX) e enquadrado por moldura de pedra lavrada está uma pintura mural (óleo sobre estuque) representando a Adoração dos Pastores”. É uma pintura que terá sido feita em finais do séc. XVI, e nela podemos observar que Nossa Senhora expõe o Menino Jesus num lençol branco, para ser adorado pelos pastores. Do lado direito da Virgem está S. José e em redor, os pastores. Um deles traz às costas um borrego, outro um cesto e outro ainda, um cabrito. Vê-se também um tocador de gaita-de-foles, o boi e a mula, próprios do presépio.

Fonte:http://www.strawberryworldlisbon.com/ http://www.mosteirojeronimos.pt/pt/index.php?s=white&pid=185 / http://www.paroquia-smbelem.pt/smbelem_guiao_visita_jeronimos.htm

Nenhum comentário: