Final do Ano de 2011 - Porto


As férias de Natal são curtas, mas ainda assim queríamos passar a última semana do ano fora de casa. Embora custe sempre sair de casa, por vezes faz bem, em especial quando se pretende ocupar o tempo a procurar conhecer recantos desconhecidos do país.
Embora sair de casa seja sempre a inevitável experiência de sofrer a ausência de tudo aquilo de que se gosta, é precisamente nisso que mora o encanto da viagem.
Viajar é assim descobrir o mundo que não temos junto de nós. É o tempo de sofrer a ausência que nos ajuda a mensurar o valor do mundo que nos pertence. Assim sendo, foi com muita alegria que partimos para mais uma estadia fora de casa.
Para a última semana do ano escolhemos mais uma vez o norte do país, mais propriamente a sua capital, a linda cidade do Porto, um destino não massificado, que se vem afirmando como uma das cidades mais bonitas do Mundo e que foi classificada como Património da UNESCO em 1996.
Debruçado sobre o rio Douro, o Porto é uma das mais antigas cidades da Europa, que nasceu e se desenvolveu durante a Idade Média, a partir da margem norte do rio Douro.
Um dos aspetos mais significativos do Porto e do seu centro histórico é o seu enquadramento paisagístico, fruto da harmonia das suas linhas e da sua estrutura urbanística, que constituem um conjunto de rara beleza.
Para estacionarmos a autocaravana escolhemos o Parque Biológico de Gaia, um lugar calmo que é, antes de mais, um memorial à paisagem da região, que está a perder as suas características em favor da construção. É no seu conjunto uma área agro-florestal, com 35 hectares onde vivem em estado selvagem centenas de espécies animais e vegetais.
Em resumo, da visita realizada nestes últimos dias do ano de 2011 à cidade do Porto, destacamos:
1º Dia (26/12/2011) – Casa; Vila Nova de Gaia; Parque Biológico de Gaia;
2º Dia (27/12/2011) - Praça de Almeida Garrett; Estação de São Bento; Igreja dos Congregados; Bairro da Sé; Sé e Miradouro do Terreiro; Avenida dos Aliados; Jantar no Restaurante Regaleira, berço das francesinhas;
3º Dia (28/12/2011) – Avenida dos Aliados; Visita em autocarro turístico pelo Porto; Rua de Santa Catarina; Jantar no Majestic;
4º Dia (29/12/2011) - Largo da Cordoaria; Jardim da Cordoaria; Igreja e Torre dos Clérigos; Livraria Lello & Irmão; Praça Carlos Alberto; Rua do Carmo; Igreja do Carmo; Jantar junto da Igreja do Carmo;
5º Dia (30/12/2011) – Mosteiro da Serra do Pilar e Miradouro (Vila Nova de Gaia); Travessia a pé da Ponte D. Luís I; Igreja de Santa Clara; Rua Mouzinho da Silveira e Rua das Flores; Praça do Infante D. Henrique; Palácio da Bolsa; Igreja de São Nicolau; Mercado Ferreira Borges; Jantar no Caís da Ribeira;
6º Dia (31/12/2011) – Parque Biológico de Vila Nova de Gaia; Jantar de Fim de Ano no Cais da Ribeira;
7º Dia (01/12/2011) – Visita ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia; Casa.
Fonte: http://www.cm-porto.pt/ http://www.parquebiologico.pt/ Mapa da cidade do Porto

 

Nenhum comentário: