Amboise

A cidade de Amboise fica perto de Blois e é a segunda de interesse turístico para quem vai para Paris. O castelo de Amboise fica no centro histórico, numa elevação às margens do Loire. Foi construído por Carlos VIII e posteriormente ampliado e reformado por Luís XII e Francisco I.A alegre cidade de Amboise nasceu num ponto estratégido do Loire. O Château Royal d’Amboise, construído dentro das muralhas da cidade medieval, foi a primeira residência renascentista real no Vale. Embora somente uma pequena parte do complexo de Carlos VIII e Luís XII esteja de pé, o interior do château tem vários estilos, do gótico abobadado ao imperial.
A linda capela gótica de St-Hubert abriga o túmulo de Leonardo Da Vinci, que morreu em Amboise em 1519. É possível caminhar pelo morro, passando por várias grutas, até chegar ao Château du Clos Lucé, a mansão renascentista onde Leonardo viveu a convite de François I, três anos antes de sua morte, e onde palacete onde estão engenhocas construídas a partir dos planos deixados pelo artista e inventor.
Na place Michel Debré, além do Château Royal, o Caveau des Vignerons, tem inúmeros vinhos locais para degustação, inclusive a especialidade da região – Crémant de Loire, um vinho espumante leve feito com as uvas Pineau e Chardonnay.

Nenhum comentário: