A cidade de Tours




Cidade simpática e tranquila, localizada no centro do Vale do Loire, um dos locais mais bonitos da França, cercado pelos rios Cher, Indre, Loir, Vienne e Loire. É célebre pelo grande número de castelos, testemunhos da antiga realeza francesa. A região é muito frequentada por turistas principalmente nos meses de verão. Tours foi bombardeada em 1944, na Segunda Grande Guerra Mundial e cuidadosamente vem sendo restaurada desde então.
Na Idade Média, foi um importantíssimo centro político e comercial. Em Tours há só um pequeno castelo, mas também uma linda catedral, interessantes museus e vários edifícios medievais.
A não perder, uma visita à Praça Plumerau, (onde jantámos na vespera de Natal, num restaurante chinês, cheio de gente inconformista), lugar de encontro dos moradores no centro velho de Tours, rodeada de ruas com pitorescas residências do século XV e XVI, as casas de colombage (feitas com toros de madeira intercalados com alvenaria), restauradas depois do bombardeio na Guerra Mundial.
A Catedral de St. Gatien, onde assistimos à missa de dia de Natal, é uma mistura de estilos dos séculos XIII a XV. Sua fachada foi construida com um calcáreo da região, fácil de ser esculpida, mas de desgaste fácil pelo vento e chuva. Conserva delicados arabescos esculpidos na pedra e belíssimos vitrais decoram o coro e as laterais da catedral.

A sua gastronomia é composta de uma cozinha simples usando muito a carne de porco, ganso e vitela, salmão e outros peixes do Loire. Outra especialidade é o brioche, um pãozinho doce feito em formas com a aparência de um mini panetone com sabor a pão de leite.

Nenhum comentário: