O Palácio de Knossos

Knossos (Grego - Κνωσσός) é o maior sítio arqueológico da idade do bronze, situado em Creta. Provavelmente era um centro político e religioso da Civilização Minóica.
Knossos também é conhecido como o Palácio do Rei Minos (o rei sacerdote). Foi descoberto por Sir Arthur Evans em 1894. Entre os achados mais importantes estão os frescos que decoram as paredes. Estas pinturas sofisticadas mostram uma grande civilização que vivia com luxo. Suas vestimentas não parecem herdadas de nenhuma civilização conhecida.
As vestes femininas tinham mangas bufantes, cinturas finas e saias drapeadas. Tinham uma distinta cor azul, indicando comércio com os fenícios. Os murais retratavam competições atléticas (possivelmente um ritual de maturidade) em que os jovens, mulheres e homens, praticavam acrobacias no dorso de touros e “pegas de cernelha”, feitas por jovens mulheres.
A peça central do palácio era a Sala do Trono. Esta câmara tinha uma notável cadeira no centro. Também havia um tanque que se especula fosse um aquário e a rainha já tinha casa de banho privativa, com banheira.
A civilização minóica teve sua vida administrativa, política, religiosa e cultural irradiada pelos palácios. Dois deles, Knossos e Festos, são exemplos marcantes dessa organização. Os palácios tinham projectos complexos; cada um dispunha de um amplo pátio interno central, várias escadarias, pequenos jardins e recintos reservados para cultos religiosos. Magníficos frescos adornavam as paredes.
Trabalhos em metal, entalhe em pedras preciosas, selos de pedras e joalharia atingiram altos padrões artísticos. A cerâmica, algumas vezes apenas um pouco mais espessa do que a casca de um ovo, era adornada com desenhos florais que, embora convencionais, revelavam grande efeito em fundo colorido ou preto.

Nenhum comentário: