Vale do Loire


Famoso por seus castelos renascentistas, o legado dos reis de Valois, que preferiam reinar de Amboise ou Blois a ficar em Paris. O estonteante Vale do Loire foi outrora local de intrigas palacianas e esplendor histórico. Em toda a extensão da margem do rio Loire, há palácios de tirar o fôlego, desde os tempos medievais até o século XIX.

O extraordinário número de castelos explica-se pelo fato de a região ter sido um dos locais favoritos dos reis e da aristocracia francesa desde a Idade Média. Os castelos mais antigos são medievais e foram de facto fortalezas, enquanto os mais recentes são palácios renascentistas e clássicos, destinados ao lazer e rodeados de magníficos jardins.

O Vale do Loire é famoso também pela culinária e pelos vinhos. Diversas vinícolas são abertas para degustação de seus vinhos. Região excelente para passar vários dias, acompanhando a rota dos castelos que começa a uns 180 quilômetros de Paris, o Vale do Loire estende-se até perto do Oceano Atlântico, a quase 400 quilômetros da capital. A viagem completa leva no mínimo uma semana. Isso não impede que se conheça, em menos tempo, somente alguns dos castelos que ficam mais próximos de Paris. É possível visitar a maioria dos castelos do Vale do Loire, por conta própria, tal como nós fizemos.

Nenhum comentário: