Ilha de Creta

Depois de sairmos de Port Said às 24h00 de Domingo de Páscoa, navegámos durante toda a noite e dia de 12 de Abril, a caminho da ilha de Creta, onde chegámos ao porto de Heraklion, às 07h00 do dia 13, terça-feira.
Creta é a maior ilha grega, tendo 8331 km² e cerca de 650.000 habitantes, sua capital é Heraklion. Creta esteve habitada desde o Neolítico. Com o começo da Idade do Bronze, os Cretenses criaram no terceiro milénio antes de Cristo uma grande civilização (a cultura minóica). Esta civilização insular deixou palácios em Knossos, Festos, Maliá e Santa Trindade (Hagia Triada).

A partir da primeira metade do segundo milénio a. C., chegou a ser o centro cultural e comercial (graças ao domínio que lhe dava a sua frota e às riquezas acumuladas pelo comércio de produtos como o vinho, o azeite, as cerâmicas, os tecidos e a joalharia, impôs-se no Mar Mediterrâneo quer nos territórios vizinhos quer em locais mais afastados, como foi o caso da Sicília.) nas regiões da Idade do Bronze no Mediterrâneo Oriental (cultura do Egeu). O seu predomínio terminou c. 1400 a. C., quando a ilha foi ocupada militarmente pelos Aqueus
.
No século IV a. C. as cidades da ilha guerrearam entre si. No ano 67 a. C. depois de entrarem em conflito com os romanos, estes conquistam a ilha comandados por Quinto Cecílio Metelo. Quando o Império Romano se dividiu em 395, Creta assumiu um papel importantíssimo pelo lugar central que ocupava e por estar incluída no Império Romano do Oriente, tendo sido um importante posto bizantino.
Entre 823-961 a ilha foi ocupada pelos Árabes, tendo sido conquistada por Veneza no decurso da Quarta Cruzada. Estes teriam que defender a ilha das investidas dos turcos otomanos durante o século XV. Aqui se instalam em 1645 e acabam por conquistá-la totalmente em 1715, introduzindo o islamismo. A 30 de Maio de 1913 ficou a pertencer definitivamente à Grécia.

Nenhum comentário: