La Défense





Era em La Défense, que apanhávamos diariamente o metro para Paris, na grande estação de La Défense, (de autocarros, metro e comboios), estando em quase todos os horários a abarrotar de gente, que se deslocava para os inúmeros locais da cidade de Paris. Sempre patrulhada por várias equipas de soldados ou policias militares, sempre de metralhadoras em punho, uma vez que esta, é a maior estação mista de Paris.
Este grandioso centro empresarial está situado no extremo oeste de Paris e é o maior da Europa. La Défense é a zona mais moderna da cidade de Paris e fica situada num bairro nos municípios de Puteaux, Courbevoie e Nanterre, subúrbios de Paris. É o centro económico da cidade, onde se situam as sedes de muitas grandes empresas francesas, centros comerciais etc. Localiza-se no prolongamento do “axe historique” (eixo histórico) que começa no Louvre e prossegue pela avenida de Champs-Élysées, Arco de Triunfo, até à ponte de Neuilly e a Grande Arche.

Seu nome vem do monumento La Défense de Paris criado como homenagem aos soldados que defenderam a cidade durante a Guerra franco-prussiana de 1870. Trata-se uma escultura de Louis-Ernest Barrias esculpida em bronze e inaugurada em 1883.

Em Setembro de 1958, foi feito o concurso público para o planeamento de La Défense, afim de dar continuidade à pretensão do Estado para construir, administrar e animar o distrito. La Défense começa a desenhar-se. Um primeiro Plano de Ordenamento é aprovado pelo Estado em 1964. Constroem-se os primeiros imóveis (Esso, a Torre Nobel). O Centro das Novas Indústrias e Tecnologias (CNIT) desenhado pelos arquitetos: Robert Camelot, Jean de Mailly e Bernard Zehrfuss, desenhado em 1956, antes do EPAD, e é inaugurado em 1958 pelo General Charles De Gaulle, por motivo da exposição Lhes Floralies. As torres que obedecem a este primeiro plano, chamadas de primeira geração, são todas de uma morfologia idêntica: uma base de 42 x 24 metros, limitadas a uma altura de 100 metros e de uma superfície de 30 000 m². Em 1966, a Torre Nobel (do arquiteto Jean de Mailly) é a primeira a construir-se em La Défense.
Desde princípios dos anos 1980, para implementar a construção de La Défense, constroem-se torres de terceira geração, seguindo um modelo mais económico: menos largas e menos altas (como as torres Pascal, Voltaire e todo o Bairro Michelet). Em 1981, cria-se o maior shopping de Europa (da época): Lhes Quatre Temps (100 000 m²). Em 1982, o EPAD, sob o impulso do Presidente François Mitterrand, que lança o concurso Tête Défense que conduzirá à construção do Grande Arche. Durante este mesmo período, constroem-se, um hotel e remodela-se o CNIT (1989), prolongando-se a linha 1 do metro parisiense, que foi inaugurada a 1 de Abril de 1992, ligando mais este distrito a Paris. Em 1993, La Défense conhece sua segunda crise. Teria que esperar até 1997 para que se faça uma reestruturação espectacular. Hoje, La Défense é o maior distrito de negócios de Europa.

O Grand Arche de la Défense é um imenso cubo oco de 112 metros de altura coberto de mármore branco e aberto no centro, apoiado por 12 pilares de 30 metros cada. É tão grande que a catedral de Notre-Dame caberia dentro dele. Realizado em 1989 por altura do bicentenário da Revolução Francesa segundo um projecto do arquitecto dinamarquês Otto von Spreckelsen, simboliza uma janela aberta ao mundo. O Arco foi construído por uma empresa portuguesa (adjudicação da obra através de concurso público) com mão-de-obra maioritariamente portuguesa. Aloja um centro de exposições e um centro de conferências e tem bonitas vistas da cidade de Paris.

Nenhum comentário: