Cheverny




Localizado em Sologne, na zona de Cheverny, o Château de Cheverny é um dos mais célebres palácios do Loire, ficando muito próximo do Château de Blois e do Château de Chambord. Cheverny foi construído num estilo clássico homogéneo e comporta várias salas em dois andares. Enquanto que Blois e Chambord foram residências Reais, Cheverny foi desde sempre uma propriedade privada até aos dias de hoje. Além do mais, Cheverny conservou o seu mobiliário e a sua decoração do século XVII.
Elegante e simétrico, é pequeno se comparado com outros castelos da região, mas sua decoração interior é extremamente luxuosa.

As terras do château foram compradas por Henri Hurault, Conde de Cheverny, Tenente General dos Exércitos do Rei de França e Tesoureiro Militar do Rei Luís XI, do qual o proprietário actual, o Marquês de Vibraye, é descendente.

O filho de Henri, Philippe Hurault, mandou construir o palácio entre 1624 e 1630, dando a realização do palácio ao arquitecto Jacques Bougier (dito Boyer de Blois), que havia sido assistente de Salomon de La Brosse na construção do Château de Blois.
A decoração foi acabada pela filha de Henri Hurault e de Marguerite, a Marquesa de Montglas, cerca de 1650, com a ajuda do escultor e marceneiro Hevras Hammerber e do pintor Jean Mosnier (1600-1656), originários de Blois.

Durante os cento e cinquenta anos seguintes, o palácio mudou muitas vezes de proprietário, tendo sido empreendidos grandes trabalhos de renovação em 1765. Em 1824, voltaria a ser comprado pela família Hurault.

Em 1914, o proprietário abriu o palácio ao público. A família continua a habitar no Château de Cheverny, tendo-o tornado num incontornável château do Loire, famoso quer pelos seus magníficos interiores, quer pela sua colecção de objectos de arte e de tapeçarias.
Abriga actualmente uma matilha de cães de caça, e organiza regularmente caçadas de veneria (caça a cavalo com auxílio de cães), também designada caça de montaria. O canil, muito próximo do castelo, é ocupado por uma matilha de cerca de cinquenta cães, e cuja refeição constitui, por si só, um espectáculo e que pode ser observada pelos visitantes, todos os dias às 17h00, de 1 de Abril a 15 de Setembro.
Este château serviu de inspiração a Hergé na criação do Château de Moulinsart, que nas histórias aos quadradinhos, pertence ao Capitão Haddock, de "As Aventuras de Tintim", que sendo o palácio ficcional uma réplica do real, mutilada dos seus dois pavilhões exteriores. Mas Hergé não se inspirou somente na arquitectura exterior do palácio, ele foi igualmente influenciado pela decoração e pelo mobiliário de Cheverny, reproduzindo-os nas salas do Château de Moulinsart.

Um comentário:

Divinius disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.