A cidade de Capri

A cidade de Capri é a primeira cidade da ilha de Capri, no mar Tirreno, região da Campania, província de Nápoles, com cerca de 7.058 habitantes. Estende-se por uma área de 3 km2, tendo uma densidade populacional de 2353 hab/km2.

Esta cidade é símbolo de um cosmopolitismo ímpar, de uma vertigem que durante o dia quase atinge o insuportável, com milhares de turistas desembarcando no Porto de Marina Grande para a visita breve de um dia à ilha. Mas as noites de Capri são o perfeito oposto e o antídoto: deambular por ruelas periféricas como a Via Traghara, tendo por única música as sonatas de noctívagas cigarras e o rumor côncavo do mar, onde mal se adivinham as sombras dos emblemáticos faraglioni, é uma experiência que mais parece uma súbita viagem no tempo até ao regaço de um Eden perdido.Quem espere ou receie encontrar em Capri uma estância turística de luxo profanada pelo turismo de massas não andará longe da verdade. Mas este não é, felizmente, o único retrato possível, nem o mais justo, porventura de Capri.

Mesmo o viajante mais avisado, não deixará de ter algumas surpresas. Num recanto do Jardim de Augusto, encontramos, por exemplo, uma homenagem da comuna de Capri a Lenine, um dos muitos personagens que passaram pela ilha. Não é mais do que um austero busto do célebre líder revolucionário acompanhado de uma dedicatória solene; a dois passos, sobre um pinheiro, uma inscrição cautelosa lavrada em letra vermelha: "pericolo de incendio"...

Nenhum comentário: