

Burgos foi fundada em 884, e o seu património histórico é riquíssimo. É uma cidade monumental, com um ambiente medieval. Cidade rica em arte gótica, destacando-se as igrejas de Santa Gadea (séc. XII), Santo Estêvão (séc. XIII), onde poderemos visitar o Museu de Retábulos, e S. Gil (séc. XIII-XIV), o Hospital del Rey, o Solar del Cid, os conventos das Carmelitas e Agostinhas, e, sobretudo, a catedral.

A Catedral gótica é dominante, "delicada como uma jóia", declarada da Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO. A sua construção foi iniciada em 1221, e inspirada no modelo francês de Reims, sendo construída ao longo de três séculos por numerosos artistas e arquitectos europeus, os seus principais tesouros são coro e a Escadaria Dourada (1532 - renascentista), a Capela do Condestável (1496), as intricadas agulhas rendilhadas sobre imponentes portais e a magnífica cúpula central (1539), sob a qual se encontra o túmulo do lendário herói da cidade, El Cid, herói medieval, grande guerreiro e homem de grande honradez e lealdade ao seu rei.

Para além deste monumento notável, Burgos oferece muitos outros motivos de interesse, com destaque para o Arco de Santa Maria, no bairro antigo, decorado com estátuas e torreões; o Real Monasterio de las Huelgas, convento cisterciense fundado em 1187 e que inclui o Museu das Ricas Telas, com trajes antigos; o Museu de Burgos, com uma interessante secção de achados arqueológicos; e a Cartuja de Miraflores, mosteiro cartusiano fundado no século XV, a leste da cidade, com dois magníficos túmulos e um belíssimo retábulo dourado.

Para desfrutar do encanto da cidade, não se deve perder a Ruta de la Luz, uma visita turística nocturna que se faz num pequeno comboio, que nos leva a percorrer os lugares mais notáveis e emblemáticos da cidade.

Por isso não podemos deixar de citar Aranda del Duero, capital da ribeira burgalesa deste rio, terra de alguns dos mais famosos vinhos de Espanha, e vila histórica que oferece um agradável e típico ambiente castelhano que partilha a vida rural com a de uma cidade de tamanho médio. Merecem uma visita Las Merindades, no norte, ou a Sierra de la Demanda, a leste da cidade.


Outro local muito visitado por turistas na província de Burgos é o Mosteiro de Santo Domingo de Silos, fundado em 1040 e com belos claustros românicos de capitéis profusamente esculpidos; este mosteiro também se tornou célebre pelo canto gregoriano interpretado pelos monges beneditinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário