Cidade de Anacapri





Anacapri é a segunda cidade da ilha de Capri, região da Campania, província de Nápoles, com cerca de 5.844 habitantes (ISTAT 2001). Estende-se por uma área de 6,39 km2, tendo uma densidade populacional de 914,60 hab/km2. Faz fronteira com a cidade de Capri.
A estrada para Anacapri foi percorrida em mini autocarros, em estrada estreita e extremamente sinuosa e íngreme, de uma só via, mas com dois sentidos (tendo escaparates, para os carros que se cruzavam em sentido contrário). Pela estrada escavada na rocha (figura de baixo), com o abismo ou do lado direito, ou do lado esquerdo, consoante o capricho das suas curvas e contracurvas subindo a íngreme montanha, lá chegámos a Anacapri.
Anacapri é quase o anagrama urbano de Capri; situada no lado ocidental da ilha, a poucos minutos de Capri, é (já foi mais) uma cidadezinha bem mais reservada do aluvião turístico que diariamente desembarca na ilha. Jardins luxuriantes rodeiam terraços luminosos de cal e de sol, casas mediterrânicas sucedem-se ao longo de plácidas ruelas imersas aqui e ali numa sombra meiga, o toque rural das hortas e das vinhas prossegue, enfim, uma convivência amigável e secular com as velhas villas romanas que os patrícios da Cidade Eterna aí edificaram.
Já no final da visita à cidade, tivémos a possibilidade de visitar um espaço designado "Capri em Miniatura", que representa a ilha de Capri e a sua história. À volta da réplica da ilha, podemos observar em quadros miniatura feitos por artesãos cerâmicos, várias representações de ofícios e trajes típicos da ilha.

Nenhum comentário: