Chipre / Limassol

Chegámos à ilha de Chipre, às 08h00 da manhã, e depois do desembarque no Porto de Limassol, fomos de autocarro pela costa até à cidade de Limassol, afim de visitarmos a cidade e as suas famosas ruínas, e os seus belíssimos mosaicos.
Chipre é uma ilha situada no Mediterrâneo Oriental. O seu interior é montanhoso e a sua costa é formada por várias dezenas de quilómetros de praias de areia branca ou é recortada por golfos e grandes falésias.
Após a ocupação da parte norte da ilha pela Turquia, em 1974, as comunidades cipriotas grega e turca ficaram separadas pela chamada Linha Verde. Assim, politicamente está separada em duas regiões: A região Norte, auto denominada de República Turca do Chipre do Norte, controlado pelos cipriotas-turcos e a região Sul (único governo reconhecido internacionalmente), controlado pelos cipriotas-gregos.

Mais de 69% da população vive em cidades, sendo as mais importantes Nicósia, Limassol, Larnaca, e Paphos.
Chipre é a maior ilha do Mediterrâneo Oriental, estando situada a sul da Turquia. As duas regiões montanhosas (Carpas a norte, e Trogodos na parte central e a sudoeste da ilha) estão separadas pela planície fértil de Mesoreia.

Chipre foi desde tempos remotos, um ponto de passagem entre a Europa, a Ásia e África, existindo ainda hoje inúmeros vestígios das sucessivas civilizações (moradias e teatros romanos, igrejas e mosteiros bizantinos, castelos do tempo dos cruzados e testemunhos de habitats pré-históricos).As principais actividades económicas da ilha são o turismo, a exportação de vestuário e de artesanato e a marinha mercante. O artesanato tradicional inclui bordados, cerâmica e trabalhos em cobre. As especialidades locais são os tradicionais meze, que são servidos como prato principal, o queijo halloumi e a aguardente zivania.

Chipre é mais conhecida como a Ilha de Afrodite, a deusa do amor e da beleza, que, segundo a lenda, aí terá nascido.

A Cidade de Limassol: Cidade de origem medieval, principal porto do país, vivendo do turismo e da produção de bons vinhos, duas actividades que fazem o destino perdilecto de muitos dos seus visitantes. Limassol (em grego: Λεμεσός; em turco: Leymosun) é a segunda maior cidade do Chipre, com uma população de 161.000 (sen. 2001). A cidade está localizada na baía de Akrotíri, na parte meridional da ilha. É também a capital do distrito de Limassol.

Limassol é também a cidade natal de duas importantes personalidades mundiais, como o cineasta Michael Cacoyannis e o tenista Marcos Baghdatis.

Como lugares a visitar, temos, a fortaleza da época medieval, o velho Porto, o bairro antigo de Limassol, Amathus, (a 11 Km a este de Limassol, onde se podem visitar as ruínas de uma acrópole e uma necrópole), o castelo de Kolossi, e as antigas ruínas de Kourion, com importantes restos de uma antiga cidade do período micénico, um teatro greco-omano, e o templo de Apollo-Yletis, dedicado a uma misteriosa divindade protectora dos bosques.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ricardo Pinto disse...

Olá amigo,
Sempre tive fascínio com essa ilha e gostaria que vc comentasse mais sobre detalhes do lugar, como a qualidade do ar, os cheiros das ruas e do litoral, o clima, se a praia é boa, a gastronomia. Fico no aguardo e parabéns pelo blog. Ricardo Pinto - Uruguaiana - Brasil.

PédeVento disse...

Caro Sr. Ricardo Pinto

Em primeiro lugar peço desculpa por não ter respondido mais cedo, mas tenho estado de férias no estrangeiro desde meados de Julho e por isso sem internet.

Quanto ao seu pedido posso acrescentar que na verdade Chipre possui uma grande movimentação de turistas durante o ano, especialmente np Verão ( eu visitei a ilha no período da Páscoa, e posso dizer que nessa época já tinha bastantes turistas e o tempo já estava bastante quente), quando o calor e sol são fortíssimos. A noite também é bastante agitada com vários bares, com ares típicos de pubs.
Suas praias são lindíssimas, como é comum às ilhas gregas. Existem muitos passeios de barcos pelo Mediterrâneo. Aliás, como país mediterrâneo que é, não poderia deixar de ter um bom vinho, sem esquecer os seus maravilhosos azeites.
A culinária é bastante saudável, pois costuma-se comer bastante salada, acompanhada de grelhados variados de frango, carneiro e porco, todos temperados com diferentes, e exóticas ervas.
Pode-se passear pelos antigos vilarejos incrustados no centro da Ilha e que parecem parados no tempo, onde é comum encontrar rodas de homens (nunca mulheres) em "tabernas", conversando com o velho estilo grego de ser. Sem esquecer das suas igrejinhas brancas, de origem ortodoxa, incrustadas nas pedras, à margem do Mediterrâneo.

PédeVento