A Torre Eiffel





A Torre Eiffel foi desenhada e pensada por Gustave Eiffel (1832-1923) para a Exposiçãoção Universal de 1889, e previa-se sua demolição após a Exibição em Paris. Foi inaugurada em 31 de Março de 1889, e foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. Foi uma estrutura revolucionária para a época, e ainda hoje, é um dos principais símbolos de Paris e da França.

A Torre levou dois anos para ser concluída e foi inaugurada pelo Príncipe de Gales que, posteriormente, tornou-se o Rei Eduardo VII do Reino Unido.

Até à época da construção da Torre Eiffel, a edificação mais alta erguida por seres humanos era a Grande Pirâmide de Quéops, no Egito, com 138 metros de altura e quase cinco mil anos de idade. A Torre Eiffel permaneceu como a construção mais alta do mundo até 1930.

A Torre Eiffel é constituída por 18.038 peças, unidas por cerca de 2,5 milhões de rebites; o peso da estrutura metálica está estimado em 7300 toneladas, e o peso total em 10.100 toneladas.

A Torre tem 300 metros de altura. Somando-se a extensão da antena, a altura total da Torre é de 320,75 metros. Seu peso total é de sete mil toneladas, incluindo 40 toneladas de tinta. Possui 15 mil peças de aço e 1652 degraus até o topo. Felizmente, um sistema de elevadores também foi instalado.

A "Dama de Ferro" é iluminada por 352 projetores de 1000 watts que cintilam todas as meias horas à noite, com 20.000 lampadas e 800 luzes de festa. As cintilaçoes da Torre Eiffel foram inicialmente previstas para festejar a passagem ao ano 2000. Apesar do consumo excessivo de electricidade os parisienses nao puderam mais passar sem elas.

A Torre possui três plataformas. Do seu topo, o ponto mais alto de Paris, tem-se uma vista panorâmica da cidade absolutamente inesquécivel, de tirar o fôlego quando existem poucas nuvens.

A primeira plataforma possui um bom restaurante, de nome Jules Verne, um cinema que relata a história de sua construção e um pequeno museu de cera, onde figura seu criador, o engenheiro francês Gustave Eiffel, instalado em seu escritório estudando seus planos. Mas para se desfrutar de uma refeição excelente da cozinha francesa e jantar observando uma fantástica vista de Paris, é absolutamente necessário fazer reserva com antecedência. Quando a conta chegar, não se assuste: não é o preço da Torre é apenas o da refeição.

Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como antena de transmissão de Rádio salvou-a. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente.

Recebeu o nome de seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923). Gustave Eiffel nasceu em Dijon, na França, em 1832. Graduou-se pela Ecole Centrale des Arts et Manufactures, em 1855, no mesmo ano em que Paris sediou a primeira Exposição Universal. Tornou-se um importante construtor de pontes metálicas, (ponte D. Luis, no Porto), para ferrovias e utilizou o domínio desse conhecimento para projetar a Torre que tem o seu nome.

Gustave Eiffel também foi o responsável pela estrutura interna da Estátua da Liberdade, em Nova York, e que foi oferecida pelo governo francês, ao estado americano. Depois da construção da Torre Eiffel dedicou-se a estudos científicos nos campos da meteorologia, radiotelegrafia e aerodinâmica. Faleceu em 27 de dezembro de 1923.

A Torre Eiffel é hoje o monumento mais visitado do mundo, recebe anualmente a visita de mais de seis milhões de turistas, que fazem longas filas durante todo o ano para subir aos seus três pisos. No inverno porem, e na maioria dos dias, está encoberto por nevoeiro, o que desilude um pouco quem sobe à torre, para ver a vista. Na França ela é carinhosamente chamada de "A Dama de Ferro ".

Entre a Torre Eiffel e a Praça do Trocadéro, encontram-se os canhões de água, espectacular fonte luminosa, que faz destes "três em um", um local absolutamente único no mundo.

Nenhum comentário: