Bordeaux



Bordéus (em francês Bordeaux) é a capital e a maior cidade do departamento da Gironda no sudoeste de França. É um porto na margem sul do rio Garonne e designou-se Burdigala na antiguidade.
A cidade de Bordeaux tem cerca de 230.600 habitantes (sen. 2005) e é atravessada pelo rio Garonne. Os habitantes de Bordeaux designam-se em português Bordaleses (em francês Bordelais).

A cidade é famosa em todo o mundo pelas suas vinhas, responsáveis pelos famosos vinhos de Bordeaux, sobretudo desde o século XVIII, que lhe proporcionaram uma verdadeira idade de ouro.
Capital da antiga Guyenne, Bordeaux faz parte da Gasconha e é situada na fronteira das chamadas Landes de Gascogne (terras da gasconha). Foi classificada em 2007 como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO que reconheceu o excepcional conjunto urbano que representa.
Desde a Libertação da cidade na Segunda Guerra Mundial, a cidade cresceu e é hoje a sede de uma das maiores áreas metropolitanas europeias do litoral, sendo um destino turístico muito apreciado.Plana e com projecto urbanístico recém-concebido que privilegia os que gostam de caminhar, Bordeaux é uma cidade ideal para ser explorada a pé. Assim sendo, o ponto de partida deve ser o passeio pelas margens do rio Garrone. Depois a Praça da Bolsa, cercada por dois edifícios do século XVIII. À sua frente, um Espelho-d'água às margens do rio Garonne, faz a alegria dos calorentos no verão. De lá, podem avistar-se as fachadas que acompanham o Garonne por todo o centro.
A Esplanade des Quinconces, com seu imponente monumento aos Girondinos. Em seguida, e a não perder o Grand Théâtre, construído no século XVIII em estilo clássico. Ao lado do teatro, está a rua Sante Catherine, reservada a pedestres e uma das mais longas do tipo, na Europa, onde há lojas de grandes costureiros, restaurantes, casas de chá, sorveterias etc.
À noite, uma boa opção é visitar a praça Camille Julien. A principal atracção é o cinema l'Utopia, que ocupa a antiga igreja Saint Siméon.

Com suas torres em estilo gótico, a catedral Saint-André desponta no horizonte. Subir a torre Pey Berland, ao lado, compensa todo o esforço pela bela vista do centro histórico e dos monumentos de Bordeaux.
A não perder é a visita às inúmeras casas que vendem vinhos da região. Em geral, os preços são bem inferiores aos praticados em Paris. Mas, ainda assim, não chegam a ser tão bons quanto os que podem ser conseguidos directamente nos castelos produtores de vinho. A Vinothèque de Bordeaux tem boa oferta de vinhos da região. Na frente, está a Escola do Vinho, que oferece de cursos de degustação de duas horas.

Nenhum comentário: