O QUE PODE A PALAVRA?


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso."

Quero para mim o espirito desta frase, transformada
A forma para a casar com o que eu sou: Viver não
É necessário; o que é necessário é criar.

Não conto gozar a minha vida; nem em goza-la penso.
Só quero torna-la grande, ainda que para isso
Tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.

Só quero torna-la de toda a humanidade; ainda que para isso
Tenha de a perder como minha.

Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho
Na essência anímica do meu sangue o propósito
Impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
Para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Fernando Pessoa

 

O que pode a palavra? É com essa questão que a filósofa Viviane Mosé abre, neste programa, a série Deslimites.
 
A palavra participa o tempo todo da nossa vida, ela traduz o mundo, dá nome às coisas e aos nossos sentimentos. A linguagem é poderosa, ela cria e compartilha sentidos.
 
Viviane Mosé mostra-nos, nesta palestra do Café Filosófico, que a mesma palavra que tenta explicar a vida, pode também limitar as possibilidades de sentido que a vida pode ter.
 
Com a sua belíssima poesia, Viviane Mosé faz-nos pensar sobre o poder e os limites da palavra.





Fonte: http://www.cpflcultura.com.br/2009/11/21/integra-o-que-pode-a-palavra-viviane-mose/ ; http://www.youtube.com/

Nenhum comentário: