Os Segredos do Planeta Vermelho


Depois de Vénus, Marte é o planeta visitado neste 5º episódio da série Cosmos.

Carl Sagan fala-nos do nosso fascínio pelo planeta vermelho desde a transmissão de “A Guerra dos Mundos”, de H. G. Wells, desde a apresentação radiofónica feita por Orson Welles através da rádio CBS, e seu próprio fascínio pelos romances de Edgar Rice Burroughs, da série literária de ficção científica, Barsoom, exibindo algumas ilustrações feitas por Michael Whelan.

Carl Sagan leva-nos ao observatório que Percival Lowell construiu no Arizona para estudar os "canais" de Marte, os quais acreditava terem sido construídos por uma civilização desaparecida. Assim, Sagan leva-nos a recordar as anotações fantasiosas de Percival Lowell, seguindo a seguir pelo desenvolvimento dos foguetes feito por Robert Hutchings Goddard, até o lançamento das sondas Viking 1 e Viking 2, que foram em busca de sinais de vida no planeta vermelho.

O Dr. Sagan mostra-nos também um robô pesquisador do tipo Viking, que exibe um mecanismo maravilhoso para enviar milhares de fotografias e de outros dados para a terra. Ao explorar as espantosas paisagens do planeta vermelho, as Viking não encontraram quaisquer canais, nem artefactos, nem marcianos inteligentes.

Neste ponto, fala-nos das experimentações de seu saudoso amigo, um notável microbiologista, Wolf V. Vishniac (1922-1973) que inventou uma máquina para encontrar vida microbiana noutros planetas, a quem os seus amigos designavam por “armadilha do lobo”, lembrando-nos a possibilidade de encontrar vida em solo marciano. Esta máquina nunca foi usada devido às dificuldades orçamentais da NASA, permanecendo em aberto a questão da vida microbiana, passada ou presente no planeta Marte. Mas algum dia o ser humano poderá a vir desvendar se há vida na água gelada nas suas calotes polares.

Fala-nos também do projeto de um veículo móvel elaborado pelo Instituto Politécnico Rensselaer, que procuraria outros locais para explorar a superfície de Marte, numa espécie de premonição próxima em relação às missões mais recentes e bem-sucedidas, feitas pelos robôs de exploração "Spirit" e seu irmão gémeo "Opportunity", que exploraram Marte desde Janeiro de 2004.

Por fim, Carl Sagan especula a respeito de uma teórica terra-formação em Marte que eventualmente pudesse derreter o gelo das calotas marcianas, fazendo a água circular em canais para outras superfícies de Marte, retornando aos canais fantasiosos de Percival Lowell relatados no início do episódio, dando-nos sugestões para podermos libertar a atmosfera marciana de modo a criar vida no planeta vermelho. E ai, futuramente, os marcianos seremos nós!...

Cosmos foi uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e pela Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980.




Mais em:
http://www.carlsagan.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosmos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan

http://www.documentarios.org/serie/de

http://www.aeroespacial.org.br/educac

Nenhum comentário: