Vannes - 12º Dia - Parte III



 
Quando a visita guiada ao centro histórico de Vannes acabou, deixou-se o comboio turístico e caminhou-se pela cidade antiga até à Cathedrale Saint Pierre para a visitarmos.

A Cathedrale Saint Pierre domina toda a cidade antiga. Situada dentro de muralhas numa pequena elevação de terreno, vê-se de qualquer ponto da cidade.

Entra-se na cidade medieval de Vannes pela porta da prisão, que é um dos acessos mais antigos à cidade das muralhas. Durante a idade média denominava-se Porta de Saint-Patern, em honra ao bairro sobre o qual se abre. Esta porta possui ao seu lado direito um torreão que serviu outrora de prisão, sendo por isso que na cidade ela é denominada de “Porta da Prisão”, no entanto o seu nome atual é Porte St-Vincent Ferrier, em honra ao padroeiro da cidade.

A partir desta porta, seguimos pelas belas e estreitas ruas que desembocam em pequenos largos, com casas multicoloridas, com vigamentos em madeira, conservando o seu estado de construção medieval em madeira.

As ruas respiram antiguidade, pois a cidade ainda hoje mantem presentes os principais vestígios da sua história: a muralha, os lavadouros, o mercado e os museus, a catedral e numerosos e floridos jardins.

A Catedral é um magnífico e enorme edifício gótico, que encontramos em pleno coração da antiga Vannes. À sua volta as típicas casas bretãs envolvem a toda a volta a magnífica Catedral.

Na sua fachada principal, o portal gótico possui 12 estátuas dos apóstolos. No seu interior encontramos vários túmulos de bispos de Vannes e de mais dois homens santos. Sepultado no coro está o túmulo San Vicente Ferrer, um santo espanhol de Valência, o padroeiro da cidade, que morreu em Vannes, em 1419.

San Vicente Ferrer, também conhecido como o “Anjo do Apocalipse” (que significa anjo da revelação divina ou profeta escolhido por Deus), foi um frade dominicano que depois de ensinar filosofia e teologia em várias cidades espanholas, partiu de Espanha a fim de pregar a fé cristã. Anos mais tarde, em Avignon (França), caiu gravemente doente a ponto de quase falecer. Foi aí que teve uma visão de Cristo, acompanhado de São Domingos e São Francisco, conferindo-lhe a missão de pregar pelo mundo a verdadeira fé, e repentinamente, recuperou a saúde. Partiu então para essa missão, no meio de uma grande crise espiritual na qual estava imersa a sociedade daquela época. Nas suas pregações segundo reza a história, havia sempre multidões e dizia-se que os pecadores sentiam-se movidos ao arrependimento, as pessoas sedentas de perfeição seguiam-no e as inimizades públicas cessavam.

Ainda no interior da Catedral, na Capela da Santíssima encontra-se também sepultado o Beato Pierre René Rogue, também conhecido por Pierre René Vampira (1758-1796), que podemos observar numa tumba envidraçada sob o altar, vendo-se por isso o seu corpo jacente. Este beato que foi beatificado em 1934 foi um sacerdote que nasceu em Vannes, sendo conhecido por sua forte devoção à religião. Foi condenado à morte e guilhotinado durante a Revolução Francesa, por ter ido às escondidas levar a comunhão a um moribundo, enquanto estava proibido de praticar o sacerdócio, sendo traído por denúncia de um homem, a quem sua mãe havia conseguido trabalho e de quem ainda recebia ajuda financeira.

No final da visita à antiga Vannes, ficámos sentados numa esplanada mais uma vez em frente ao porto, sossegadamente a ver o entardecer, antes de se iniciar a partida de bicicleta até Península Conleau, a caminho do parque de campismo.  

O jantar daquele dia foi no belíssimo Camping du Conleau, seguido de uma caminhada refrescante pela quietude do parque.

Fonte: http://wikitravel.org http://atreve-te-a-viver.blogspot.pt/ http://grandessantos.blogspot.pt/

Nenhum comentário: