Chegada a Brest - 14º Dia - Parte II

Já anoitecia quando rumámos a Brest e por isso o caminho foi feito de noite. A cidade de Brest está localizada na borda ocidental da Europa continental, daí a expressão "Europa de Brest", e no centro ocidental da Bretanha, já bem próxima da ponta mais saliente da Bretanha, a ponta Finisterra.

Localizada numa península, a cidade de Brest foi desenvolvida num platô a poucas centenas de metros acima do mar e abrigada de nortadas. É também uma cidade envolta em fortes muralhas, que remontam à época medieval.

É um importante porto comercial, mas também o segundo porto militar francês, depois de Tolon. Por isso é sem dúvida alguma uma cidade que une a terra ao mar e que possui mil e um rostos que mudam ao ritmo da chegada e partida dos enormes barcos de mercadorias, da marinha francesa e outros, da chegada e partida das estações do ano e ainda das próprias marés.

Mas como Brest se encontra na Bretanha, que é sobretudo um lugar de chuva, intermediada de sol, com um céu sempre carregado de tonalidades que expressam essa ambiguidade. Brest é claramente a expressão mais agreste dessa ambiguidade. Como agreste é a cidade e o seu imenso, cinzento, ferrugento e estivado porto comercial.

A fundação de Brest deve-se a um assentamento que se concretizou num acampamento fortificado romano chamado Gesocribate” no final do terceiro século. Na Idade Média, a cidade de Brest formava uma paróquia que venerava sete santos, para honrar a memória de sete crianças abandonadas nas proximidades de Brest e a sua história esteve relacionada com o seu Castelo.

Mais tarde, em 1593, Henrique IV dá o título de cidade a Brest e em 1631, o Cardeal Richelieu tomou o seu porto, fazendo dele um dos primeiros portos defensivos da nação. Brest a partir daí cresceu em torno de seu arsenal, até à segunda metade do séc. XX. O seu arsenal bélico foi utilizado durante vários séculos, e o seu porto serviu como a principal base da marinha francesa na costa atlântica.

A cidade foi profundamente marcada por bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial, e o seu centro foi totalmente reconstruído após a guerra.

No final do século XX e no início do séc. XXI, Brest foi desindustrializada e hoje é uma grande cidade universitária, com muitas e prestigiadas escolas. Brest por isso mesmo é hoje um importante centro de pesquisa, voltada principalmente para o mar, possuindo o maior Instituto Francês de Investigação para a Exploração do Mar, le Cedre (Centro de Pesquisa, Documentação e Experimentação em poluição acidental da água) e o Polar Institute.

Quando chegámos a Brest era já tarde e fomos conhecer a cidade que já tinha muito pouco movimento. Como dentro da cidade não havia qualquer lugar destinado a pernoita para autocaravanistas, fomos encontra-lo fora da cidade amuralhada, num lugar sossegado situado a sul da cidade, em frente do "Oceanopolis", o aquário de Brest.

Fonte: http://en.wikipedia.org/ http://pt.franceguide.com/ http://blog.vadrouille-covoiturage.com/

Nenhum comentário: