Concarneau - Ville Close - 14º Dia - Parte I



Na manhã do 14º dia de viagem saímos do Camping, na Península Conleau, em Vannes, com rumo a Brest, deixando para trás o bonito e calmo Golfo de Morbihan.

No caminho feito pela N165, que segue sempre paralela à costa, parámos a meio da tarde na cidade de Concarneau, também ela situada num pequeno golfo que lhe serve de porto.
Concarneau é também uma grande cidade litoral, situada na região bretã de Finisterra, onde o idioma bretão é o mais falado. Possui um dos maiores portos de pesca de França, que se dedica ainda hoje à pesca do atum, havendo outrora muitas indústrias de conserva de peixe, ligadas à pesca do atum e da sardinha. A indústria conserveira foi decaindo ao longo do tempo, no entanto, desde 1980, outras indústrias têm surgido, como a de construção de barcos e a do turismo de verão.
Concarneau possui duas áreas distintas: uma grande cidade moderna situada em terrenos continentais e a Ville Close, uma cidadela medieval murada, situada numa comprida ilha no meio do porto, separando o porto de pesca (lado continental), do porto de recreio (lado mar).
A Ville Close está ligada à marginal da cidade moderna por grande porta medieval que possui a ela ligada, uma ponte levadiça de ferro e madeira. Na outra extremidade da ilha existe outra porta, mas de mar, que possui um ancoradouro para uma balsa que faz uma carreira regular para a aldeia de Lanriec, do outro lado do golfo que lhe serve de porto.
Historicamente, a cidade antiga era um centro de construção naval. A Ville Close está hoje só dedicada ao turismo, com muitos restaurantes e lojas destinadas aos visitantes.
Estacionámos a autocaravana em frente da Marina de Concarneau e seguimos a pé para a visita à Ville Close. Não existe a possibilidade de conhecer a pequena vila medieval de outra forma que não seja a pé, estando proibida a circulação de veículos motorizados.
Caminhar por esta cidade murada é como voltar atrás no tempo e na história. A ilha foi fortificada entre o séc. XIV e o séc. XVII, e tem apenas algumas ruas principais, estreitas cheias de uma boa variedade de lojas com artigos regionais, bares, restaurantes, e belas casas medievais, bem como outras tipicamente bretãs de onde jorram coloridos gerânios (entre nós mais conhecidos popularmente por sardinheiras), nas floreiras das suas janelas.
Além das ruas principais, há algumas ruelas perpendiculares que vão dar a janelas ou portas (algunas hoje gradeadas em ferro forjado) abertas nas muralhas, que dão para o mar, onde os antigos habitantes poderiam sair com os seus próprios barcos para o golfo. Há também um percurso altaneiro pelas muralhas, de onde se desfrutam vistas espetaculares sobre a área envolvente.
Na marginal da cidade moderna de Concarneau, depois de se contornar todo o pequeno golfo interior onde se situa o porto, no caminho litoral para norte, designado Quai de la Croix, passa-se por uma zona de moradias esplêndidas de traça bretã, em frente da Praia Sables Blancs. Esta é a praia mais famosa da cidade, que em julho e agosto se encontra sempre com grande afluência de veraneantes.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Concarneau http://www.afranceattraction.com/ http://www.brittanytourism.com/

Nenhum comentário: