Brest - Océanopolis - 15º Dia - Parte I



Na manhã seguinte ao acordar em Brest, tivemos a agradável surpresa de estarmos nas margens prazenteiras de uma belíssima marina dedicada a barcos de lazer e à beira do tão desejado Océanopolis, que se destinava visitar. Assim e logo que podemos fomos direitos ao oceanógrafo que é dos mais famosos centros científicos dedicados ao mar da Europa.
 
O Océanopolis é um moderno edifício, que está situado perto da marina de Moulin Blanc. É um amplo oceanógrafo e a forma do primeiro edifício, o pavilhão de clima temperado, lembra um caranguejo e foi projetado pelo arquiteto Jacques Rougerie e inaugurado em 1990.
 
Totalmente remodelado em 2000, com a adição de pavilhões polares e tropicais, o Océanopolis oferece uma abordagem científica para o ambiente marinho como um todo.

Possui 50 aquários, sendo um deles um enorme tanque dedicado aos tubarões. Além das piscinas, possui também vários painéis interativos, que fornecem informações adicionais sobre a biologia das espécies, a proteção do meio ambiente, o funcionamento de ecossistemas...

O centro está dividido em três pavilhões correspondendo a três diferentes ambientes: Ambientes temperado, polar e tropical, onde cerca 10.000 animais e plantas marinhos de 1000 espécies, podem ser encontrados neste complexo.
 
No Pavilhão Temperado podemos ver enormes aquários com muitas algas entre as quais muitas algas da espécie Seagrass (erva do mar), plantas marinhas dos fundos oceânicos que permitem a formação em cativeiro ou não, de ecossistemas para um grande número de pequenos peixes.
 
Este pavilhão temperado foi criado para mostrar os ecossistemas marinhos da região. Na parte inferior da plataforma continental do Atlântico, na praia de areia, descobrimos plantas e animais da costa da Bretanha, em ambientes reconstruídos mas muito realistas.
 
O pavilhão também oferece mais informações sobre os fenómenos físicos, tais como o mar e as marés, bem como dados sobre a ondulação oceânica.
 
No final do pavilhão, os visitantes têm ainda a oportunidade de se familiarizar com a fauna costeira onde se podem observar estrelas-do-mar, anémonas, ouriços-do-mar e outros...
 
No Pavilhão Polar encontram-se os lobos-marinhos que são a grande atração deste pavilhão, que podem ser encontrados quer no polo norte como no polo sul e que ali podemos ver num enorme tanque, onde coabitam com peixes-lapa (Cyclopterus lumpus).
 
Logo no início do pavilhão encontramos os pinguins e diversas espécies de aves que habitam as ilhas subantárticas, que durante um bom bocado de tempo entretêm os visitantes. Um pouco mais adiante, numa área de transição podemos aprender, em painéis interativos, alguma coisa mais sobre as relações alimentares dos animais que vivem no Ártico.
Numa segunda etapa, descobrimos mais animais selvagens ártico, que podem ser encontrados noutro tanque. E um pouco mais adiante, podemos ver três tanques que nos mostram a vida submarina que habita os fundos do Oceano Ártico.
No Pavilhão Tropical é a tartaruga cabeçuda que é um dos pontos fortes do pavilhão. O pavilhão está construído de modo que a visita se faça como uma viagem tropical em quatro etapas, através dos mares tropicais. Cada etapa corresponde a uma área tropical, com uma ou mais piscinas dedicadas ao tema.
A primeira etapa é dedicada ao Oceano Pacífico e aos seus tubarões. A segunda etapa é dedicada ao arquipélago indo-australiano, aos corais e aos habitantes dos recifes de coral. A terceira etapa é dedicada ao Oceano Índico e às grandes famílias de peixes tropicais. A quarta etapa é dedicada aos grupos taxonómicos que se desenvolveram na região do Caribe, as grandes e pequenas Antilhas.
A visita termina com uma caminhada por uma estufa que retrata uma minifloresta, que ali está representada em parceria com a National Botanical Conservatório de Brest.
Fonte: http://fr.wikipedia.org/wiki/Oc%C3%A9anopolis http://www.oceanopolis.com/ http://aquarium.findthebest.com/l/198/Oceanopolis http://fr.wikipedia.org


Nenhum comentário: