A Liberdade e o Destino


Livre não sou, que nem a própria vida
Mo consente.
Mas a minha aguerrida
Teimosia
É quebrar dia a dia
Um grilhão da corrente.

Livre não sou, mas quero a liberdade.
Trago-a dentro de mim como um destino.
E vão lá desdizer o sonho do menino
Que se afogou e flutua
Entre nenúfares de serenidade
Depois de ter a lua!

Miguel Torga, Conquista, in 'Cântico do Homem'


O ideal dos três S: o Sustento, o Saber e a Saúde.

"Na realidade, Liberdade e Destino são duas fantasias nossas, não há nada de real. Sobre as quais podemos constituir belos sistemas filosóficos."

Sobre a Engenharia Genética:

"Não se deve confundir Ciência com aplicação da Ciência"

"Quando o Homem cria uma peça ou máquina tem que decidir logo para que fim a vai usar."

"Se Dostoyevsky tivesse sido curado de sua epilepsia, o que o curaria por exemplo de ter escrito um romance... A pessoa tem que decidir o que é que faz e de que maneira faz. Não creio que a coisa melhor do Homem seja ser normal. Como também não me parece que a melhor fruta do mundo seja normalizada, como aquela que Portugal está aí agora a importar e que a CEE vai continuar a obrigar a importar."

"A pessoa nasce em determinadas circunstâncias, sem se dizer se elas são boas ou más. (...) É um problema esse de dizermos que uma pessoa tem determinados defeitos e qualidades. O que se deve dizer é que as pessoas têm determinadas características e o que nós por vezes verificamos é que são os defeitos que fazem as boas obras e as qualidades aquelas que muitas vezes as abatem.”

"Casos excepcionais é tudo o que há mundo. Cada um de nós é inteiramente excepcional. Não há nenhum Homem igual a nós em todos os biliões que existem, nem fisicamente, nem mentalmente.”

"Se é sua ideia que eu posso ajudar a resolver alguma coisa está inteiramente enganado. Eu posso ajudá-lo em o meu amigo tomar cuidado em não resolver coisa nenhuma. (...) Por dois lados, para não fechar a porta ao Futuro: Toda a pessoa que tomou uma resolução não quer saber de mais nada daquilo que venha depois, pode não se emendar de coisas que seriam mazinhas para a sua vida. Em segundo lugar, porque a pessoa resolveu qualquer coisa, é quase meio passo para estabelecer uma Inquisição qualquer, com a qual quer obrigar todos os outros a serem como ele e a chegarem à mesma verdade."

"Esse muro do Atlântico que travou o Império Romano, quem o foi derrubar? Foi um pequeno povo, quase esquecido, no Ocidente da Península que conseguiu que o muro se derrubasse e que o Império Romano, ou aquilo e que ele se transformara assim o passasse."

Agostinho da Silva, Frases da entrevista


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=q63Ycb8ZRec http://www.citador.pt/poemas/conquista-miguel-torga

Nenhum comentário: