O Limiar da Eternidade

 
Neste episódio, Carl Sagan apresenta diferentes teorias acerca da origem e destino do Universo, desde lendas e crenças à astrofísica. Para tanto, Sagan apresenta noções básicas de Física, explicando a questão das 3 dimensões e a possível quarta dimensão (tentando exibir o que seria um Tesseract), bem como o efeito Doppler e sua repercussão para a teoria do universo em expansão, descoberto através das observações esmeradas de Milton L. Humason.
Qual é a origem do Universo? Qual é o seu destino? Continuará o Universo a expandir-se para sempre ou sofrerá um dia um colapso? Carl Sagan explora o tempo em que as estrelas e galáxias se começaram a formar, e mostra como neste século os seres humanos descobriram a expansão do Universo.
Fala-nos da Via Láctea e do movimento dos seus astros, referindo que o Sol tem mudado frequentemente de posição em relação aos braços em espiral da nossa galáxia.
Diz-nos que o estudo de todo o Universo e a chave da cosmologia, que se revelou um lugar-comum de toda a Natureza e uma experiência da vida diária. E dá-nos exemplos disso.
Fala-nos então do Efeito Doppler que é observado nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador, dizendo-nos que o Efeito Doppler para ondas de luz é a chave para o Cosmos e que a evidência para isso foi-nos dada por um antigo cocheiro com muito poucos estudos, filho de um banqueiro, e de como ele e seus ajudantes descobriram o big-bang.
Explica-nos em seguida as várias dimensões, para nos dizer por último que nós somos criaturas tridimensionais presas em três dimensões. Diz-nos também que podemos apenas imaginar uma quarta dimensão, sem contudo podermos vivenciá-la, para nos dizer no final, que o Universo poderá ser tanto finito, como sem fronteiras.
Fala-nos ainda da expansão do Universo, dizendo-nos que qualquer astrónomo em qualquer galáxia, veria as outras galáxias a afastarem da sua, e quanto mais longe estiver a galáxia, mais rapidamente ela parece mover-se, como se eles tivessem cometido uma terrível gafe social intergaláctica. Foi isso que foi descoberto pelos observadores do grande telescópio de Los Angeles, que chegaram à conclusão que o Universo, nem tem fronteiras, nem centro.
Fala-nos depois de buracos negros e da possibilidade de existiram tuneis cósmicos, especulando em seguida sobre eles, e sobre a possibilidade do Universo ser “aberto” ou “fechado”. São ainda explorados mundos de duas e quatro dimensões antes do Dr. Sagan desaparecer num buraco cósmico.
Mas como é que foi criado o Universo? Muitos acreditam que foi Deus ou deuses que criaram o Universo do nada. Mas se quisermos perseguir esta questão, com coragem, teremos que fazer a pergunta… E quem criou Deus? O melhor será talvez aceitarmos que estes tipos de perguntas são irrespondíveis. Ou se aceitarmos que Deus sempre existiu, o melhor será admitir que o Universo também sempre existiu.
A cosmologia coloca-nos frente a frente, com os mistérios mais profundos e com questões que eram tratadas apenas na religião e no mito. 
Carl Sagan leva-nos em seguida até à India, onde uma velha cerimónia comemora os ciclos da Natureza. Ao tratar do big-bang, faz uma regressão às explicações cosmológicas do hinduísmo, especialmente a "dança cósmica" do deus Shiva, numa escultura do Império Chola, com os símbolos da criação e da destruição, numa espécie de premonição das teorias modernas.
Tal como os modernos astrofísicos, a mitologia Hindu fala de um Universo velho de biliões de anos e da possibilidade de ciclos eternos de morte e renascimento.
No final, Carl Sagan conduz-nos então às planícies do Novo México, onde 27 radiotelescópios gigantes sondam as mais longínquas fronteiras do espaço, e onde os astrónomos conjeturam sobre qual o destino que aguarda o Cosmos: expansão eterna sem limites ou oscilação sem fim…

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=6KOZ-XOtFy0
Mais informações em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Doppler
http://www.carlsagan.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosmos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan
http://www.documentarios.org/serie/de ...
http://www.aeroespacial.org.br/educac ...

Nenhum comentário: