Santuário de Rocamadour - 22º Dia - Parte II



A visita ao Santuário de Rocamadour pode ser feita a partir de cima pela Grande Escadaria, também designada rue des degrés, que desce até à cidadela, ou a partir de baixo, onde a estrada nos leva até à porta em arco em ogiva em pedra, que dá acesso à aldeia medieva. A partir da aldeia que cresceu ao longo do tempo na base do Santuário, podemos subir através de uma escadaria até ao Santuário, ou optarmos pelo elevador, que nos leva com facilidade aos lugares santos.  
Os santuários de Rocamadour estão incrustados na rocha de um pequeno terraço rochoso a meia encosta (Planalto de St Michel). São construções semi-troglodíticas e foram edificadas desde o séc. XII, em etapas, num espaço estreito da elevação escarpado.
A sua origem confunde-se com a implantação do cristianismo na antiga Gália. Segundo a tradição, o Santuário foi fundado nos primórdios do cristianismo, por meio de um altar erigido em honra de Nossa Senhora pelo judeu Zaqueu de Jericó, que expulso da Palestina, foi para a Gália após a morte de Cristo.

Em 1162, um antigo túmulo contendo um corpo preservado e não identificado, foi encontrado em Rocamadour. Pouco tempo depois, a lenda sobre “Amadour” desenvolveu muito. Acredita-se até hoje que este corpo seja de Zaqueu de Jericó, (Zaqueu do Evangelho de São Lucas - 19:1-10), descrito como tendo sido um servo de Maria, mãe de Jesus, e que mais tarde se casou com Santa Verónica, tornando-se mais tarde e após a morte de sua mulher, um missionário na Gália.
 
Mais tarde Zaqueu, eremita no monte de Rocamadour, mudou o seu nome para Amadour, de onde provém o título da imagem, Nossa Senhora de Rocamadour, isto é, Nossa Senhora da Penha ou Rocha (Roc) de Amadour.
 
Quanto à imagem, reza a lenda que Nossa Senhora sentada num trono com o Menino ao colo, se esculpiu a si mesma, do tronco de uma árvore.
 
Os principais atrativos deste santuário são: A Basílica de São Salvador; a Capela de Nossa Senhora, que abriga a estátua de madeira da Virgem Negra e a Grande Escadaria.
 
Basílica de St. Sauveur (São Salvador), data do séc. XIII, foi construída por cima da cripta de Saint Amadour (Zaqueu de Jericó), cavada na rocha em 1160, e que foi elevada à categoria de basílica menor. As paredes interiores da igreja estão cobertas com pinturas e inscrições, que registam e lembram as peregrinações de pessoas célebres. Na cripta subterrânea de Saint Amadour (1166) por baixo da Basílica de St. Sauveur encontram-se as relíquias do santo.
 
Uma segunda escada conduz à capela de Nossa Senhora de Rocamadour, edificada no séc. XVII, no lugar do oratório primitivo, que tinha sido destruído pela queda de uma pedra. Lá dentro está a célebre Virgem Negra, uma imagem antiga, restaurada, que se encontra no altar-mor. Rodeada de lâmpadas continuamente acesas, é venerada pelos seus milagres e alvo de vigorosa devoção desde o séc. XIX.
 
Segundo nos disseram, antigamente vestiam suntuosamente a imagem da Virgem Negra, mas, faz poucos anos, retiraram-lhe as ricas vestimentas, para que se possa admirar a beleza da antiquíssima imagem de madeira.

No cume do penhasco está o castelo e uma igreja, construídos durante a Idade Média, para defender os santuários abaixo.
Do ponto de vista histórico, Rocamadour teve de suportar duras provações no decorrer do tempo: alternadamente foi objeto de ataque de, normandos, ingleses, albigenses, huguenotes e revolucionários franceses, que ao longo do tempo se obstinaram em devastar esse santo lugar de peregrinações.
Porém, houve sempre, em todas as épocas, fiéis generosos que se prontificaram a levantar novamente o Santuário, de modo a que, de geração em geração, se fosse fazendo esta antiga devoção a Nossa Senhora de Rocamadour, que tantos milagres tem realizado em favor dos que a ela recorrem.
Outrora, personagens ilustres e mesmo reis da França e de Castela iam rezar em Rocamadour, que foi sempre desde a Idade Média, um grandes santuários de peregrinações e penitência. Hoje a principal peregrinação é realizada em 8 de setembro.
Fontes: http://www.umbandacomamor.com.br/ http://www.lourdes-infotourisme.com/ http://en.wikipedia.org/wiki/Rocamadour

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QHO15teV-OE

Nenhum comentário: