Futuroscope - 20º Dia



Chagámos já tarde ao parque do Futuroscope. Eram já duas da madrugada quando estacionámos ao lado de muitos outros autocaravanistas, numa imensa área de serviço que lhes é dedicada. Depois de nós ainda houve muitos que chegaram...
No dia seguinte, pelas 11:00 da manhã dirigimo-nos para o Futuroscope, a fim de ser iniciada a visita, que duraria até à meia-noite daquele dia, quando acontece a debandada final das gentes que o visitam, depois de se assistir ao seu belíssimo espetáculo de encerramento.
O Futuroscope encontra-se situado a 10 quilómetros de Poitiers, e há vinte e cinco anos, que é o segundo maior parque de diversões da França e um parque temático de destaque, tendo sido o pioneiro em termos de atrações multimédia e 3D.
As atrações do Futuroscope giram em torno de técnicas relacionadas com a cinematografia, multimédia e audiovisuais, além da robótica prevista para o futuro.
O Futuroscope desde a sua inauguração em 1987 tem uma história de sucesso e ao longo do tempo, nunca mais parou de inventar e de se reinventar. O seu arquiteto de origem, Denis Laming, tem ao longo do tempo criado todos os pavilhões do Futuroscope e do Pólo tecnológico adjacente, tornando realidade a admirável “Cidade do Futuro” sonhada desde o seu início.
Entre os pavilhões mais conhecidos, é preciso citar o Pavilhão do Futuroscope, uma grande esfera de arrojada arquitetura que repousa sobre um prisma, ou o Kinémax, um grande edifício em forma de cristal em bruto, que é o mais recente símbolo do Futuroscope, desde 2003.
Possui vários pavilhões de cinema para projeções 3D, em salas de cinema gigantescas, tendo no seu todo, a maior concentração de telas de grande tamanho da Europa.
Estes pavilhões destinados a uma opção pela revelação cénica do "Passado, Presente e Futuro", em magníficas projeções cinematográficas, vão desde a banda desenhada interativa, passando por constatações documentais históricas ou ainda de vida natura, agarrando de forma envolvente e integradora os espectadores, em revelações de abrangência tridimensional.
É absolutamente esmagadora a qualidade das animações 3D, só possível em anfiteatros de geometria cúmplice com a sua projeção. Na realidade e salvo poucas exceções, o Futuroscope é uma miríade de anfiteatros especificamente concebidos para projeções cénicas tridimensionais absolutamente envolventes e de grande realismo.
Das várias projeções em 3D, podem ser destacadas: um passeio sob uma abóboda interativa de 900 m2, que permite redescobrir as obras mais conhecidas do pintor Vincent Van Gogh, uma viagem em 4D pelo universo de Arthur e os Minimoys (baseada no filme de Luc Besson), numa exploração das profundezas do mar da Pré-história. No entanto podem ver-se muitos outros filmes excecionais, como: “A epopéia aeropostal” em 3D de Jean Jacques Annaud, que conta a história do início do correio aéreo; o filme Imax de Jacques Perrin, “Os viajantes do céu e do mar”, ou “Os animais do Futuro”, que leva os visitantes numa viagem de trem em direção a um safari surpreendente, onde nos deparamos com as espécies que poderão povoar a Terra daqui a 5, 100 ou 200 milhões de anos.

No final do dia os visitantes ainda têm a possibilidade de assistir a um mega espetáculo cénico de luz, som e imagem, sobre um espelho de água cheio de belos repuxos... Surpreendente!

No final do espetáculo mal chegámos à autocaravana seguimos viagem até Magnac-sur-Touvre, a cerca de 114 Km para sul, onde iríamos pernoitar.





Fonte: http://www.france.fr/ ; http://www.france.fr/pt/noticias/o-futuroscope-muito-alem-das-atracoes-3d ; http://espacoerrante.blogspot.pt/

Nenhum comentário: