Nova Renascença ou o Fim da Picada?




"Explosão do silicone"
Colagem virtual de Fátima de Carvalho
 

 
No nosso presente e cada vez mais, as nossas relações são mediadas por ferramentas digitais: a política, a educação, as relações sociais e amorosas, os negócios...

O mundo vive cada vez mais online, trocando informação numa rede em tempo real. Somos a geração que testemunha e é cobaia de uma importante transição tecnológica: do analógico para o digital.

É um tempo de aceleração de velocidade e variedade na publicação das informações e do conhecimento compartilhado, onde cada um pode ser o autor de sua obra fictícia ou não.

Como confiar e conviver no caldo cultural gerado por tantas possibilidades e ruídos? Quais os nós dramáticos desta história? Estamos diante de uma nova renascença ou diante do fim da picada?

Neste episódio do Café Filosófico, Módulo: Mundo Virtual: Relações Humanas, Demasiado Humanas, Marcelo Tas, jornalista, ator e roteirista, trata o tema das relações humanas através da Internet.
Entre as suas obras destacam-se os vídeos do repórter ficcional Ernesto Varela; as séries "Rá-Tim-Bum" (TV Cultura) e a sua participação na criação do "Programa Legal" e "Telecurso" (TV Globo). Recentemente, Tas realizou o "Beco das Palavras", um jogo interativo no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.


Fontes: http://www.youtube.com/watch?v=ToA4OyQQtNo&NR=1&feature=endscreen http://fatimadecarvalhoartistaplastica.blogspot.pt

Nenhum comentário: