Ségur le Château - 21º Dia - Parte II



Deixamos Magnac-sur-Touvre após um almoço realizado na autocaravana. Os caminhos daquele dia haviam de levar-nos por um périplo por algumas das mais famosas Villages de France.
São caminhos estreitos, caminhos rurais, em terras de Limousin, bordejados de verde tão intenso que o diafragma das máquinas fotográficas, por mais que se feche, recusa a captar em nome da simultânea e intensa luminosidade que nos invade. As paisagens são tão belas que parecem irreais.
No caminho atravessa-se o Parc Naturel Regional du Périgord Limousin que nos oferece paisagens ricas e variadas, convidando-nos a descobrir a sua atmosfera especial.
Só de olhar as variadas paisagens que se nos deparam pelo caminho, quer no coração de uma floresta de castanheiros, quer numa pastagem com restolho seco, ou noutro prado de luzerna pontilhada com orquídeas ou malmequeres selvagens, apetecendo parar e caminhar por trilhos campesinos, que fazem fronteira com as águas cristalinas dos rios.
Já a meio da tarde daquele dia, parou-se na primeira aldeia histórica. Era ela, Ségur le Château, uma pequena povoação atravessada de leste a oeste pelo rio Auvézère e dominada por um castelo em ruínas.
A pequena vila histórica de Ségur, aninhada no verde vale do rio Auvézère, foi originalmente galo-romana e realizou um papel de destaque na história da província, mas também no da França.
Na Época Medieval e durante 600 anos, a cidade de Ségur e o seu feudo pertenceram aos Viscondes de Limoges, que viveram lá regularmente como foi evidenciado pelas muitas mudanças do castelo ao longo deste tempo.
A presença dos viscondes na cidade fez com que nela também se instalassem algumas famílias de cavaleiros retentores e um número significativo de oficiais, encarregados da administração e da justiça.
A cidade foi a sede de um senhorio que se estendia num raio de 15 km, com cerca de uma dúzia de paróquias.
Durante a Guerra dos Cem Anos, a fortaleza de Ségur, após a ocupação pelos britânicos entre 1361 e 1374, foi confiscada pelo rei de França, tornando-se um reduto real, sendo no entanto administrada por capitães, sobre os quais o visconde não tinha autoridade.
Além do velho Château de Ségur, situado no alto de um penedo sobranceiro à cidade e coberto de heras, a cidade oferece ainda um número significativo de casas nobres com torres ou arquitetura em enxaimel, que testemunham o período de opulência vivida na cidade medieval.
Nela é também muito convidativo, o seu parque de merendas, situado junto do rio, possuindo um pequeno café que serve petiscos.
Para descrever a atmosfera desta pequena aldeia, poder-se-á fazê-lo com cinco pequenas palavras/frases: ar fresco, águas cantantes, campo, natureza e história.

Fonte : http://www.parc-naturel-perigord-limousin.fr/ ; http://fr.wikipedia.org/ ; http://www.les-plus-beaux-villages-de-france.org/en/segur-le-chateau

Nenhum comentário: