Lourdes - 22º e 23º Dias - Parte I



Após a visita a Rocamadour seguimos para sul, a caminho de Lourdes, a 334 quilómetros, onde queríamos ir pernoitar, para mais uma vez visitarmos o seu santuário.

Lourdes, cercada por uma bela paisagem, situa-se entre a planície e a montanha. É uma pequena cidade francesa, localizada no sopé dos Pirinéus, e que se estende ao longo da margem direita do rio Gave.

Tem as mesmas características das outras pequenas cidades do sudoeste da França. Porém, Lourdes destaca-se das demais, por ser um grande centro de peregrinação mundial, recebendo todos os anos mais de 1 milhão de peregrinos cristãos, vindos de mais de 150 países, que permanecem na cidade por alguns dias.

Na verdade, Lourdes pode ser o ponto de partida ideal para visitar as altas montanhas pirenaicas, embora não seja um lugar tranquilo para se ficar, uma vez que está hoje transformada numa cidade meramente comercial, devido à presença do seu Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

No entanto é uma cidade que possui um ar muito fresco, e apesar das multidões, respira-se ar puro. Os Pirinéus dão a ambiência e a vegetação à sua volta dá o perfume perfeito.

Tudo começou em 1858, entre os meses de fevereiro a junho. Nesse período Nossa Senhora, manifestou-se por 18 vezes a Bernardet Soubirous, uma jovem filha de moleiros, na Gruta de Massabielle, nos arredores de Lourdes. A aparição declarou ser a Imaculada Conceição, aquela que vem socorrer todos os que se encontram com o coração atribulado por sofrimentos físicos e morais. Em todas as suas aparições, trouxe ao mundo um apelo de conversão mediante a oração e a penitência. Foi a partir das aparições que as peregrinações começaram e continuam até hoje, sendo cada vez mais intensas, onde muitos veem em busca de ajuda e de renovação interior.

Na noite em que chegámos, já era muito tarde e fomos logo em direção a um parque de autocaravanas de uma superfície comercial. No dia seguinte levámos a autocaravana até a um parque de estacionamento perto do santuário e fomos visitar as suas três basílicas.

Naquele dia Lourdes estava a abarrotar de peregrinos de todas as nacionalidades, onde não faltavam os portugueses. Nunca como ali ouvi falar tanto a língua portuguesa fora do país.

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é uma área com várias igrejas e outras instituições, construída em torno da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.


O Santuário compreende uma área de 51 hectares, e inclui 22 lugares distintos de culto. Estes lugares incluem como pontos principais: A Gruta (Grotte), a mais simbólica, uma vez que segundo a tradição, foi ali que se deu a primeira aparição de Nossa Senhora, e onde existem torneiras próximas que dão a beber aos peregrinos a água de Lourdes; a Cripta que foi a primeira das igrejas a ser concluída no domínio, com a ajuda do pai de Bernadette, que também esteve presente na sua inauguração, num domingo de Pentecostes, em 1866; a linda Basílica da Imaculada Conceição, amplamente conhecida como a Basílica Superior, em estilo gótico, que foi a segunda das igrejas a ser construída, consagrada em 1876, e que parece emergir diretamente da rocha de Massabielle por cima da Gruta; e ainda a Basílica do Rosário, a igreja subterrânea e a terceira das igrejas a ser concluída, em 1899.



Fonte: http://www.meucaminho.com/santuariodelourdes.htm http://avisosdoceu.com.br/Lourdes.php http://espacoerrante.blogspot.pt/ http://en.wikipedia.org/wiki/Sanctuary_of_Our_Lady_of_Lourdes https://www.youtube.com/watch?v=ot94Rg9cS54

Ler mais sobre as aparições, em: http://avisosdoceu.com.br/Lourdes.php

Nenhum comentário: