A Persistência da Memória


 
O cérebro humano é ponto de embarque de todas as nossas viagens cósmicas. É um repositório de informação, como são os genes que evoluíram muito mais cedo e os livros que despontaram muito mais tarde.

No início deste 11º episódio da série Cosmos, Carl Sagan caminha por um campo, para nos dizer que a superfície da Terra é muito mais bonita e complexa do que qualquer mundo sem vida. É precisamente a grande complexidade de vida na Terra, que se desenvolveu ao longo de 4 biliões de anos de seleção natural, que nos mostra a nossa verdadeira riqueza.

Compara depois uma rocha a um ser vivo, para nos dizer que é preciso muito mais informação para caracterizar uma coisa viva. Fala-nos então do Bit, a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida, dizendo-nos que com 20 perguntas habilmente escolhidas poderemos obter as informações desejadas e até reduzir o Cosmos a um simples dente de leão.

Em seguida, abordo da sua nave espacial intergaláctica, diz-nos que deveremos fazer as perguntas certas para conhecermos o Cosmos. Mas para desvendarmos a sua ordem básica, não serão apenas necessárias 20 perguntas, mas sim bilhões de perguntas, feitas com um propósito sério, a que se chama Ciência.

Sagan parte da noção de bit e passa para a análise da inteligência na vida marinha, em especial o caso dos cetáceos.

Leva-nos a visitar um possível mundo exótico habitado, com uma extensa superfície composta por um líquido e nele podemos procurar a inteligência dominante existente por baixo da sua superfície liquida. É ai que vemos uma enorme variedade de organismos vivos, que parecem violar a fronteira entre o reino animal e vegetal. Este é o mundo subaquático do planeta Terra, desconhecido por tantos de nós.

Depois, Carl Sagan abordo de um navio de pesquisa oceânica, leva-nos a examinar uma das outras espécies inteligentes que connosco partilham o planeta... as grandes baleias, para constatarmos que com elas temos muito em comum.

Diz-nos que as baleias durante dezenas de bilhões de anos, não tiveram predadores naturais, até que apareceu uma criatura alienígena e mortal, na plácida superfície do oceano, para as chacinar e quase as ameaçar de extinção. Essa criatura é o Homem.

Fala-nos depois das canções das baleias, para nos dizer que elas não têm órgãos manipulativos, não podendo por isso fazer grandes obras de engenharia, mas são criaturas sociais e tal como nós, passeiam, nadam, brincam, caçam, pescam, acasalam, divertem-se e fogem de predadores, e podem como nós, ter muito o que conversar.

Mas somos nós que assassinamos as baleias!... Usamos muitas vezes a palavra monstro para definir animais diferentes, ou maiores do que nós, e por isso para nós assustadores. Mas o que na realidade é um monstro? As baleias, ou os humanos que as dizimaram, levando-as quase à extinção? Andamos interessados em comunicar com inteligência extraterrestre, mas não seria melhor preocupar-nos em comunicar verdadeiramente com os seres terrestres que nos rodeiam?

Carl Sagan fala-nos depois no DNA, a molécula cuja função é armazenar e copiar informação. Na realidade o DNA é linguagem mais antiga que existe, é o idioma da vida.

Leva-nos depois por uma caminhada pelo cérebro humano para que testemunhemos a arquitetura do pensamento. Sagan penetra então na "Biblioteca Cerebral", onde estão armazenados bilhões de bits de informação.

O cérebro humano é ponto de embarque de todas as nossas viagens cósmicas, o córtex cerebral, onde a matéria é transformada em consciência. Aqui, ocupando mais de 2/3 de massa cerebral, é o reino da intuição e da análise critica. É também aqui que temos ideias e inspirações, é aqui que lemos e escrevemos, é aqui que fazemos matemática e música. O córtex regula a nossa vida consciente, ele é a distinção da nossa espécie, o local da nossa humanidade. A arte e a ciência vivem no córtex cerebral e a civilização é um seu produto.

Os lóbulos frontais são os locais onde podemos antecipar factos, onde imaginamos o futuro. Mas se podemos apercebermo-nos de um futuro desagradável, podemos também tomar medidas para o evitarmos. Nos lóbulos frontais poderão estar os meios para assegurarmos a sobrevivência humana, se tivermos sabedoria para prestar atenção.

A informação armazenada no nosso cérebro, reside nos neurónios, onde se faz o repositório de informação. O que sabemos está codificado nos neurónios, conectados entre si, formando uma grande tecelagem encantada. Cada um de nós tem no seu cérebro o mesmo número de neurónios, do que estrelas na nossa galáxia Via Láctea.

O mundo do pensamento é dividido em dois hemisférios. O hemisfério direito do córtex cerebral é o principal responsável pelos padrões de reconhecimento, intuição, sensibilidade, perceções criativas, e o hemisfério esquerdo está destinado ao pensamento racional, analítico e critico. São estes os opostos essenciais que caracterizam o pensamento humano, e à nossa volta, estão os meios para avaliar ideias, como para testar a sua validade.

A criatividade e a análise são os dois elementos essenciais, para conseguirmos entender o mundo, e a paixão pela aprendizagem é a chave para a nossa sobrevivência.

O córtex cerebral é uma liberação, que nos liberta dos padrões de comportamento das outras espécies, relativos ao território, agressão e hierarquias de dominação. Somos largamente responsáveis pelo que é colocado no nosso cérebro, e temos a liberdade de nos mudarmos a nós mesmos.

Carl Sagan faz uma analogia do cérebro com uma grande cidade, uma biblioteca e um computador.

Compara depois o cérebro humano com a cidade de Nova York, explicando-nos o seu crescimento, para nos dizer que o cérebro é muito mais conservador do que a cidade. No entanto, há medida que o conhecimento foi avançando, tivemos que começar a armazenar o conhecimento fora do nosso corpo. Nasceram assim as bibliotecas, e com elas a memória pública.

Diz-nos que escrever talvez seja a maior das invenções humanas, unindo pessoas estranhas que jamais se conheceram, quer em épocas, quer em distâncias. Os livros rompem os grilhões do tempo e são também a prova de que os humanos são capazes de fazer mágica.

Carl Sagan leva-nos a uma sala de biblioteca cheia de livros antigos e mágicos, para nos contar a história da escrita, desde a escrita coniforme até ao tempo atual, unindo genes, cérebros e livros.

A própria informação evolui, alimentada pela informação aberta e pela pesquisa livre. As unidades de informação biológica são os genes, e as unidades de evolução cultural são as ideias, que são transportadas por todo o planeta, e reproduzem-se através da comunicação.

A informação nos últimos anos tem crescido drasticamente devido aos computadores e à Internet. Os computadores podem armazenar e processar uma quantidade imensa de informação de modo extremamente rápido, dando origem a uma grande revolução da informação. É o potencial para poder unir todos os cérebros da Terra, para uma consciência planetária.
 
Diz-nos também que um pouco da informação existente nos nossos genes, nos nossos cérebros e nas nossas bibliotecas, foi enviado a bordo da nave espacial interestelar Voyager, no precioso disco dourado, apresentado como um símbolo do conhecimento acumulado pela humanidade ao longo da sua evolução, e que é dirigido a seres de épocas futuras e até de outros mundos…É uma mensagem na garrafa, vagando no oceano Cósmico...
 
A não perder! 
 
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1keRNllp94g

Mais informações:

Nenhum comentário: