La Roque Gageac - 22º Dia - Parte II




No 22º dia desta viagem, descansando numa esplanada à beira do rio Dordogne, encantados com o ambiente tranquilo de La Roque Gageac, foi-nos difícil decidir aproveitar algum do nosso repouso, para fazer uma pequena viagem de barco pelo rio, mas este chamava por nós insistentemente.
 
Ao olhar o rio, enquanto preguiçosamente sentados, observámos as sistemáticas paragens e partidas de duas belas réplicas de “gabares” (barcos à vela de fundo chato), ali sediados para os percursos turísticos, que a cada 30 minutos, se enchiam de turistas.
Pelo que ficámos a saber, estes minicruzeiros, são hoje considerados imperdíveis, por serem realizados em “gabares”, os barcos tradicionais do rio Dordogne, que outrora subiam e desciam o rio com mercadorias.
Este minicruzeiro sai do cais da magnífica vila fortificada de La Roque Gageac. Já a bordo verifica-se que se faz um melhor reconhecimento da aldeia e das suas peculiares encostas, ou mesmo das convidativas margens do Dordogne.
Dali se veem na perfeição o conjunto de suas casas e mansões nobres, que se encontram na margem esquerda do rio.
Uma delas é o Château de la Malartrie, construído em estilo renascentista e que data do séc. XIX. No entanto, segundo reza a história, o lugar onde se ergue o Château de La Malartrie remonta ao séc. XII. In these ancient times La Malartrie was a leper hospital and has been since transformed several times. Nesses tempos antigos La Malartrie foi um hospital de leprosos e com o passar do tempo, os seus vários proprietários foram-no transformando. A residência atual, hoje convertida em hotel, foi reconstruída no final do séc. XIX, pelo Conde de Saint Aulaire, embaixador de França no Reino Unido, transformou o castelo como se apresenta hoje, em estilo renascentista.
Na mesma margem, um pouco mais adiante, em direção a uma ponte de arcos que atravessa o rio, situa-se em cima de um monte escarpado, repleto de vegetação, o Château Lacoste, com uma vista excecional sobre os Châteaux de Beynac e Castelnaud.
No alto do penhasco virado a sul, encontra-se também o Château de Marqueyssac, um belo castelo com uma vista privilegiada para o Vale do Dordogne. Possui belos jardins em estilo francês, atribuídos a um aluno de André Le Nôtre (o maior paisagista do barroco francês e responsável pelos Jardins de Versailles), com terraços e labirintos em buxo e uma bela horta, em redor do castelo.
Do outro lado da margem, os Châteaux de Beynac e Castelnaud, chamam também a nossa atenção. O Château de Castelnaud é um monumento histórico que data de 1966, com vista para o vale do Dordogne e oferece uma vista magnífica sobre o Château  de Beynac e Marqueyssac, bem como de La Roque Gageac. Aberto ao público desde 1985, este castelo é dedicado à arte da guerra na Idade Média. Encerra uma grande coleção de armas e armaduras, bem como um bom conjunto de móveis e engrenagens de guerra.
 
Também no alto do penhasco rochoso o Château de Beynac com sua aparência austera remonta à Idade Média, dominando a cidade e a margem norte do rio Dordogne. O castelo foi construído no séc. XII pelos barões de Beynac (um dos quatro baronatos de Périgord) para fechar o vale. Era um edifício defensivo, que do cimo da falésia desencorajava qualquer agressão do lado este.
 
Mais a oeste, logo abaixo do forte troglodita observa-se outro edifício de referência, Le Manoir de Tarde, uma bela mansão de uma aristocrática família de nome Tarde, também da Renascença, que nos mostra a sua torre redonda e janelas mullion, dominando o coração da aldeia histórica.
 
Além destes, ainda se podem observar outros, na sua maioria do período renascentista, juntamente com os fortes trogloditas no cimo do penhasco, assim como vestígios dos antigos palácios de verão dos Bispos de Sarlat.
No rio, além dos “gabares”, também cruzam as suas águas, a qualquer hora do dia, um grande número de canoas e caiaques, utilizados quer por turistas, quer por adeptos das duas modalidades.
Fonte:  http://en.wikipedia.org/ http://fr.wikipedia.org/ http://www.lamalartrie.com/site.html http://www.castelnaud.com/fr/

Nenhum comentário: