La Roque Gageac - 22º Dia - Parte I




O anoitecer antecipou a partida de Collonges-le-Rouge, uma vez que ainda tínhamos 76 quilómetros para fazer até La Roque Gageac, situada a sudoeste, onde iríamos pernoitar.

Meses antes de partirmos para esta viagem, tínhamos decidido incluir La Roque Gageac, também na região turística do Périgord, como rota obrigatória... Foi aliás, a única rota verdadeiramente predefinida nesta nossa viagem.

Depois de muitos quilómetros feitos na descida de regresso a partir da Bretanha, ansiávamos por alguns dias de real descanso. Para isso, nada como La Roque Gageac, no coração do Périgord Noir, um lugar verdadeiramente paradisíaco, onde iriamos repousar um pouco e sublimar as muitas emoções dos dias de viajem já decorridos.

A chegada já tarde à belíssima aldeia de La Roque Gageac, levou-nos de imediato até ao centro, onde se situa em lugar privilegiado, o parque destinado a autocaravanas.

Bem cansados do périplo pelas várias aldeias visitadas naquele dia, o sono não tardou a chegar e a noite passou tranquila.

No dia seguinte já acordámos tarde e sem qualquer pressa ou asseio, o que fez com que se saboreasse durante algumas horas o sossego esperado para aquele dia, sentados numa esplanada da margem esquerda do rio Dordogne.

La Roque Gageac fica aninhada junto de uma curva apertada do rio Dordogne, encravada entre penhascos ingremes, que a protegem quer a norte, quer a sul, fazendo desta incrível aldeia um verdadeiro cartão postal, sendo por isso mesmo um dos locais turísticos mais visitados de França.

Mas a situação geográfica de La Roque Gageac, faz também com que na aldeia se faça sentir um clima quase tropical. Esta é uma particularidade que se estranha, e que dá origem a uma belíssima vegetação luxuriante a condizer, graças sobretudo à inércia térmica da encosta argila-xistosa, virada a sul, que abriga e aquece o povoado.

A falésia que se ergue virada a norte guarda várias cavernas trogloditas situadas no alto, a cerca de 40 metros acima do La Roque Gageac. É também lá que se encontram fascinantes vestígios de uma fortaleza troglodita do séc. XII. A forte posição de defesa de La Roque Gageac e a fortaleza, cujas defesas continuaram a ser elaboradas até o séc. XVII, fez com que ela ocupasse uma posição estratégica e defensiva importante na região.

Mas a situação peculiar de La Roque Gageac, faz com que a aldeia ocupe apenas a margem esquerda do rio Dordogne. Do lado oposto a colina, repleta de densa floresta, cai a pique sobre o rio.

As suas casas de cor creme, alinham-se paralelas ao rio, viradas a sul e quase encostadas ao penhasco abrupto. Construídas com lajes de pedra amarela dourada e telhados tradicionais de cerâmica castanha, as suas magníficas e bonitas casas são espelhadas nas águas do rio Dordogne, onde passavam outrora os famosos "gabares" (embarcações tradicionais, de fundo chato) carregados de mercadorias, que desciam ou subiam o caudaloso rio.

Embora as casas de La Roque Gageac sejam pequenas e bastante modestas, há também entre elas, um número expressivo de casas grandes, de traça aristocrática.
 
Fonte: http://espacoerrante.blogspot.pt/ http://www.northofthedordogne.com/ http://maps.google.pt/ http://www.lamalartrie.com/site.html

Nenhum comentário: