Magnac-sur-Touvre - 21º Dia - Parte I



Saímos do Futuroscope por volta da meia-noite e rumámos para sul, para a região de Perigord, onde queríamos ir conhecer uma série de belíssimas aldeias históricas, situadas numa região encantada, entre arvoredo e montes de calcário escarpados, que acolheram durante centenas de anos, comunidades de povos trogloditas, que escavavam as suas habitações nos macios rochedos.
Foi por volta das duas horas da madrugada que chegámos a Magnac-sur-Touvre, sendo o GPS que nos conduziu à AS, que nos acolheu num gostoso silêncio.

Magnac é um pequeno povoado situado num esplendido vale, junto às margens do rio Touvre (afluente do rio Charente) e a nordeste da cidade de Angoulême.
A pacata cidadezinha de Magnac tem a sorte de ficar numa linda região, muito arborizada e montanhosa, situada no extremo noroeste do Périgord Vert.

O Périgord é uma região natural, situada no maciço central francês, e uma das suas mais antigas províncias do país, que está dividida em quatro regiões, o Périgord Noir (Preto), o Périgord Blanc (branco), o Périgord Vert (verde) e o Périgord Pourpre (roxo).
A geografia e os recursos naturais do Périgord fazem, com que esta seja uma bela e intocada região, rica em história e vida selvagem, onde existe também o recém-criado Parc Naturel Régional Périgord-Limousin.

Esta é uma região muito conhecida quer pela sua culinária, quer ainda e mais particularmente pelos seus produtos relacionados com os coitados patos e gansos, que são obrigados a uma superalimentação, com o fim de serem aproveitados os seus dilatados fígados, para a confeção de foie gras. É também a mais famosa zona de produção de trufas de França, além de possuir excelentes vinhos.
O rio Touvre que a banha Magnac-sur-Touvre é um rio surpreendente que nasce da imersão da água cárstica de dois outros rios, o Tardoire e o Bandiat.

O parque recomendado para autocaravanas ficava mesmo junto do rio Touvre, que nos abria horizontes imediatos de grande beleza cénica, e onde se experimentava o prazer de estar num local refrescante e de grande tranquilidade.  
O acordar foi por isso mesmo muito prazeroso, e da pequena janela do quarto, podíamos apreciar alguns habitantes idosos a jogar a famosa “petanca”, um jogo tradicional francês. Nas margens do rio, patos e gansos passeavam e debicavam, e quando saí da autocaravana, alguns mais afoitos e habituados aos mimos dos visitantes, aproximaram-se amigavelmente como que sugerindo a possibilidade de um bom repasto de pão, que de todo não lhes foi negado.

Antes de seguirmos viagem, demos uma bela passeata matinal tardia, pelas margens do Touvre. No centro da aldeia observa-se a bela Église de Saint-Cybard, uma igreja românica que nos mostra o seu plano de cruz grega e sua torre quadrada. Esta pequena igreja é consagrada a Saint-Cybard, um eremita que permaneceu recluso no séc. VI, numa caverna escavada na parede norte da cidade vizinha de Angoulême.
Surpreendente é o site da Marie (Câmara Municipal) de Magnac-sur-Touvre, que expõe publicamente o orçamento, as contas e a situação financeira da edilidade, que por certo seria uma boa prática a copiar pelos municípios do nosso país.

Fonte: http://www.minube.pt/mapa/  ; http://en.wikipedia.org/ ; http://www.conseil-general.com/ ; http://villagesdefrance.fr/ ; https://commons.wikimedia.org/ http://fr.wikipedia.org/wiki/Abbaye_de_Saint-Cybard

Nenhum comentário: