Turenne - 21º Dia - Parte IV



 
Deixámos Saint-Robert e rumámos para sudeste a caminho de Turenne, a 42 quilómetros de distância.

A bonita vila de Turenne, que data na sua grande parte dos séculos XIII, vê-se ao longe na estrada, descendo de uma encosta de colina voltada a sul, não muito alta, mas ingreme.

É sem dúvida nenhuma uma adorável visão, observada a partir dos campos de Limousin. No topo da colina as ruínas de um antigo Château, rodeado de casario branco com telhados de ardósia, que desce até à estrada, e à sua volta, o profundo verde da floresta.

Lá chegados, deixamos a autocaravana estacionada e caminhamos pela vila. Nas ruas veem-se encantadoras casas de pedra, que na sua grande maioria, datam dos séculos XV e XVII, com destaques individuais, tais como lindas varandas ou torres, que atraem desde logo o nosso interesse.

Turenne deve o nome a um visconde Henri de la Tour d'Auvergne cuja família teve ali durante séculos um pequeno estado soberano. Os primeiros senhores de Turenne surgiram no séc. IX. A cidade tornou-se um verdadeiro estado feudal depois das Cruzadas, sendo um dos grandes feudos da França, no século XIV.

Desde a Idade Média até o séc. XVIII, o visconde de Turenne tinha completa autonomia. O feudo de Turenne ocupava um território delimitado por três províncias e três bispados. Ocupando uma parte do Périgord Noir, o feudo era adjacente à Baixa Limousin e Quercy.

Do passado permanece na parte superior do aglomerado, os restos de três corpos e uma torre quadrada que protegia o castelo. Sobre zonas pavimentadas com pedra irregular, crescem casas construídas em torno de ruas ou pequenas praças, que se sucedem, com muitas e belas formas e feitios.

Depois sobe-se a ingreme encosta. A parte alta da encosta gravita à volta do antigo castelo. O Château arruinado é um lugar de ricos vestígios deixados pelos antigos governantes daquelas terras.

A vista do topo da colina é muito bonita. Olhando para baixo a partir do castelo, é a melhor maneira de apreciar os telhados de Turenne, bem como as torres de algumas casas e seus telhados cónicos.

Mas dali também se veem as florestas e os pastos que rodeiam Turenne, para além das colinas ondulantes de intenso verde. No topo, também se observam as torres de vigia de um pedaço de muralha, agora separadas por um jardim bem cuidado, que são tudo o que resta da sua antiga fortaleza, que ficava neste penhasco por trás da vila.

A encosta é melhor de descer do que de subir. Cá em baixo, a Église Collegiale de Notre-Dame é o monumento religioso mais importante de Turenne. Foi construída no séc. XVII e contém um belo retábulo decorativo.
 
Fonte: http://www.francethisway.com/places/turenne.php ; http://pt.wikipedia.org/wiki/ ; http://en.wikipedia.org/wiki/Turenne,_Corr%C3%A8ze

Nenhum comentário: