Saint-Robert - 21º Dia - Parte III



Deixamos a deliciosa e pacata Ségur le Château e seguimos para sul, em direção à aldeia histórica de Saint-Robert, a cerca de 29 quilómetros de distância, também situada na região de Limousin.

A aldeia de Saint-Robert é um pequeno vilarejo também localizado no maciço central francês, no departamento de Corrèze, e fica situada na encruzilhada de três belas regiões, Perigord, Quercy e Limousin.

Saint-Robert fica num planalto onde sobressaí a igreja do século XII, deambulatório para peregrinos de Santiago de Compostela e é, segundo os guias turísticos, uma das mais belas aldeias de França, com as suas casas antigas, estreitas ruas medievais e a Fountain St. Maurice, do séc. XV.

Nas ruas observam-se imponentes casas fortificadas de cantaria, que têm resistido ao passar do tempo, permanecendo intactas desde os tempos medievais, destacando-se ao longe, no meio de uma paisagem montanhosa, na fronteira entre as zonas de Corrèze e Dordogne.

A aldeia é organizada em torno de um Mosteiro beneditino construído pelos seguidores de Saint-Robert e foi palco de confrontos religiosos violentos. No antigo mosteiro destaca-se a Igreja românica do séc. XII, que abriga um Cristo de madeira do séc. XIII.

O Mosteiro e a sua Igreja são dedicados a Saint-Robert, que também deu o nome à aldeia. Saint-Robert é também conhecido na Igreja Católica por Roberto Belarmino, um dos doutores da Igreja, que com a idade de 18 anos, entrou na Companhia recém-formada de Jesus (jesuítas), sendo ordenado em 1569, dez anos depois.

Roberto Belarmino era oriundo de uma grande e rica família italiana da Toscana. Sua mãe Cinthia Cervini era irmã do Cardeal Marcello Cervini, que mais tarde foi o Papa Marcelo II.

Foi um dos mais distintos e competentes teólogos da Contrarreforma, que combinava uma imensa erudição, com uma profunda convicção de que a autoridade da Igreja Católica, tinha que ser sustentada por um rigor e uma disciplina muito maiores por parte do clero, caso se pretendesse ultrapassar o desafio da Reforma.

Distinguiu-se pela sua competência teológica a serviço da defesa da fé católica, escrevendo um Catecismo, Doctrina Christiana breve (1597), mais conhecido por Catecismo de Belarmino e a sua maior obra, Disputationes de controversiis fidei Adversus heréticas, um vasto trabalho em três volumes publicado entre 1581 e 1593, que procurou dar à autoridade doutrinal da Igreja, uma base legal sólida, e que terá sido, porventura, a mais importante e sustentada defesa da Igreja Católica no séc. XVI.

No entanto Roberto Belarmino foi também um inquisidor ativo, participando nos dois ensaios que manchavam a pior reputação da Igreja Católica Romana. Em 1616, por exemplo, segundo ordens do papa Paulo V, obrigou Galileu a renunciar à doutrina coperniciana de que “a Terra girava em torno do Sol.” 

Fonte: O Grande Livro dos Santos (tradução de The Book of Saints), Círculo de Leitores, 2012, página 237; http://fr.wikipedia.org/wiki/Robert_Bellarmino ; http://www.les-plus-beaux-villages-de-france.org/; http://www.france-voyage.com/; http://espacoerrante.blogspot.pt/; http://365rosaries.blogspot.pt/ http://www.map-france.com/

Nenhum comentário: