Por Terras de Ribeira Lima



No fim de semana alargado do início do mês de Junho, que coincidia com o dia 10 deste mês, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, fomos até ao norte do país.

Neste final de semana e início de outra, queríamos olhar de vários pontos de suas margens o antigo "Lethes" (rio Lima), que a mitologia Greco-Romana designou como o rio do esquecimento. 

Queríamos visitar Ponte de Lima, onde já não íamos há alguns anos. Mas nesta cidade queríamos ainda assistir na sexta-feira à noite e sábado, às atividades de rua de mais uma edição da Ruarte 2013 - Mercado das Artes.

Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, queríamos visitar Ponte da Barca, de onde são oriundos, a mãe de Santo António de Lisboa e o navegador Fernão de Magalhães. Ali iríamos ficar, para depois explorarmos a bela e encantada Serra do Soajo, onde se encontra a povoação milenar que lhe deu o nome.

Queríamos finalmente seguir o curso do rio Lima, quase até à fronteira com Espanha, onde iríamos visitar duas das suas maiores barragens, a Barragem do Lindoso e a de Touvedo.

O percurso desta viagem para ir e voltar foi:

1º Dia – Casa; Ponte de Lima;

2º Dia – Ponte de Lima; Ponte da Barca;

3º Dia – Ponta da Barca; Soajo; Barragem do Lindoso; Barragem de Touvedo; Ponte da Barca;

4º Dia – Ponte da Barca; Ponte de Lima; Casa.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Lima:http://alfarrabio.di.uminho.pt/lindoso/barragem.htm;http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Soajo;http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_da_Barca

Nenhum comentário: