Lindoso - 3º Dia - Parte V


Olhando as calmas águas da Albufeira do Alto Lindoso e as serranias em seu redor, percebemos rapidamente que não se deve abandonar de ânimo leve aquelas paragens de ampla e singular beleza, já que as serras portuguesas do Soajo e do Lindoso e a serra espanhola de Santa Eufémia constituem um magnífico e imponente cenário de enquadramento ao espelho de águas azuis da barragem.
Foi precisamente por isso que seguimos até a zonas mais altas para melhor vermos esse belo enquadramento. Da Barragem do Alto Lindoso à aldeia do Lindoso é um pulinho.
Sobranceira à barragem e a olhar de terras altas a albufeira que se estende a montante, a aldeia do Lindoso é um lugar pitoresco onde sobressaem os tons graníticos que tão bem se misturam com os tons da serra.
Situada a cerca de 25 quilómetros da vila de Ponte da Barca, esta aldeia promete sempre ao visitante um agradável passeio entre o verde da natureza e o azul do rio Lima.
Lindoso é um topónimo de origem italiana, possivelmente de uma família que se mudou para Portugal em 1245, em plena Idade Média. Lindoso deriva do latim 'Limitosum', aparecendo pela primeira vez nas inquirições de 1258.
Contudo há uma lenda que nos fala de uma visita ao Lindoso, do rei de Portugal, D. Dinis, que quando ali chegou o achou "tão alegre e primoroso, que logo lindoso o chamou", facto que o levou a fazer várias visitas ao Castelo de Lindoso, tendo-o mandado reconstruir em 1278.
No aglomerado da aldeia que tão bem se mistura na serrania, sobressai o Castelo de Lindoso, altaneiro em relação ao povoado que desce em anfiteatro a meia encosta, do qual se vislumbra uma sublime paisagem sobre a albufeira do Lindoso, e umas boas dezenas de espigueiros.
Os espigueiros são o seu ex-líbrisreveladores da importância do trabalho coletivo, muito próprio das comunidades de montanha daquela região.
O Pelourinho, o Cruzeiro do Largo do Destro e a Igreja Matriz são aquilo que mais chama a nossa atenção na pequena aldeia. Mas a aldeia ainda possui outra importante função, pois é uma Porta do Parque Nacional do Parque da Peneda-Gerês na zona do Lindoso.
O Castelo de Lindoso é um monumento com funções defensivas e que assumiu particular importância no período de conflitos militares com Castela, na defesa da fronteira portuguesa.
Desde sempre relacionado com a defesa da portela da Serra Amarela e Vale de Cabril, foi o Castelo do Lindoso fundado nos inícios do séc. XIII, pois já aparece referido nas Inquirições de 1258.
Nas Guerras da Restauração, séc. XVII, assumiu uma grande importância pela sua localização fronteiriça. Mais tarde, em 1662, foi ocupado pelos Espanhóis na sequência dessas guerras, sendo ampliado com uma muralha do tipo Vauban, em forma de estrela pentagonal. Dois anos depois o Castelo voltou a ser recuperado pelos portugueses, ficando a partir daí ocupado por guarnições militares ao longo do séc. XVIII, até que, em 1895, foi desativado. No seu interior, as muralhas, as casas do alcaide e da guarnição, a capela e o forno, entre outros, foram recentemente restaurados.
Numa posição dominante sobre a aldeia, proporciona paisagens panorâmicas soberbas para a Albufeira do Lindoso.
Desce-se a serra e toma-se o caminho de Ponte da Barca, seguindo pela estrada que segue o rio Lima, que corre à direita. No caminho, na proximidade de Entre Ambos-os-Rios, fizemos um pequeno desvio para uma visita à Barragem do Touvedo. Esta, fica a cerca de 20 quilómetros a jusante de Lindoso e a sua principal função é a produção de energia elétrica e também o controlo do caudal do rio que é aumentado pelo trabalho das turbinas da Barragem do Alto-Lindoso.
Chegados a Ponte da Barca aproveitamos para comprar vinho verde num supermercado da vila, e como já se fazia tarde encaminhamo-nos para o jantar, num restaurante onde se servisse boa comida regional.
A procura foi fácil, uma vez que praticamente em frente do supermercado, o Restaurante Alto da Prova chamou a nossa atenção em boa hora. Simples, rústico e espaçoso, fica situado num alto, a ver a vila e serve muito bem, onde se destaca o Bacalhau à Prova, uma delícia, a Posta Mirandesa e o Leitão Assado no Forno de Lenha.
 
 
Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Barragem_de_Touvedo;http://www.aldeiasdeportugal.pt/PT/aldeias.php?aldeiaid=10001 http://escape.expresso.sapo.pt/boa-vida/roteiros/natureza-no-alto-minho-passeio-aldeia-lindoso-16556381;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lindoso;
 

Nenhum comentário: