A Caminho de Entre Ambos-os-Rios - 2º Dia - Parte VI



Deixámos Ponte de Lima já ao final da tarde e seguimos para Ponte da Barca, a cerca de 18 Km de distância. A estrada que leva a Ponte da Barca e a Arcos de Valdevez fica na margem esquerda do Lima e acompanha de perto o curso do rio.
A cerca de 3,5 Km, em São João da Ribeira, olha-se o singular Monumento ao Cristo Rei, encimado por uma imagem branca de Cristo Redentor.
A partir da Ribeira as povoações sucedem-se umas às outras e a uni-las as veigas de vinho verde acompanham-nos na estrada, pertencentes a algumas senhoriais casas solarengas, que se veem aqui e ali ao longo da estrada ou perto das povoações, como a Casa de Crasto, na povoação da Ribeira ou a Casa do Barreiro, na Gemieira.
Chegamos à bonita vila de Ponte da Barca ainda com algumas horas de dia pela frente. Ponte da Barca fica situada numa região abençoada pela natureza, pautada pelo verde da rica vegetação e pela calma do rio Lima. 
Outrora apelidada de “Nóbrega”, um topónimo de provável origem celta, com o crescimento da localidade e séculos mais tarde, foi apelidada de “Barca”, devido ao atravessamento do rio Lima ser efetuado por meio de uma barca, e, posteriormente, aquando da construção de sua bonita Ponte, símbolo da vila, em finais do século XIV, passou a ser conhecida por “Ponte da Barca”.
Integrada na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, Ponte da Barca denota a influência económica desta indústria vinícola através das suas graníticas casas brasonadas, solares e pequenos palacetes que a enfeitam um pouco por todo o lado enriquecendo-a.
Ponte da Barca foi também local de passagem de peregrinos e fieis, por ser local de cruzamento de dois caminhos de ligação a Santiago de Compostela.
Deixamos Ponte da Barca a caminho do Parque de Campismo de Entre Ambos os Rios, a cerca de 11 Km, já em pleno Parque da Peneda Gerês, próximo da Albufeira do Touvedo no rio Lima, onde iriamos ficar, para depois fazermos as restantes incursões, pensadas para o resto daquele fim de semana.
Pelo caminho podemos notar a riqueza cultural e o impacto na paisagem provocados pela ação humana, que se traduz também no enriquecimento da paisagem com variadas formas construtivas como muros, levadas, calçadas, pontões, espigueiros, moinhos, abrigos de pastor ou alminhas…
Mas por ali hoje também se somam à paisagem milenar, os grandes planos de água conseguidos pelas albufeiras ou elementos lineares como as novas estradas.
A Freguesia de Entre Ambos-os-Rios é porta de entrada para quem quer visitar a zona central do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Pela sua beleza natural, esta freguesia é ponto de visita obrigatório para os amantes da natureza. As suas montanhas e rios, os habitats, a fauna e a flora de rara beleza e diversidade, deslumbram quem por ali passa.
O Parque de Campismo de Entre Ambos-os-Rios é uma excelente base para a exploração do Parque da Peneda Gerês e oferece a possibilidade de reservar atividades de canoagem, BTT, canyoning e rafting nas proximidades, existindo também na envolvente, uma rede de trilhos pedestres sinalizados.
O mais agradável deste Parque de Campismo de Entre Ambos-os-Rios, é que fica situado numa pequena península de terra alta, rodeada pelas águas dos rios Lima e seus afluentes Froufe e Tamente.
Quando chegamos ao parque e depois de nos instalarmos em zona alta a ver o rio Lima, ainda tivemos tempo de grelhar carne para o jantar, numa das churrasqueiras do parque de campismo.

Fontes: http://ribeiraptl.blogspot.pt/;http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-ponte-da-barca-15596; https://pt.wikipedia.org/wiki/Gemieira; http://www.roteiro-campista.pt/ADERE/entre-ambos-rios-moldura.htm; http://www.jf-entreambos-os-rios.pt/index2.html

Nenhum comentário: