Exorcizando as Emoções Venenosas


Na essência dos seres humanos
Há sempre um janela aberta
Uma possibilidade concreta
De transformar os sonhos

Porém, em suas incessantes buscas pela felicidade
Esquecem o mais elementar
Que é o sentido de compartilhar
Para que seja possível mudar a realidade

É necessário ceder e doar,
tolerar e acolher
Transigir e dialogar
Conquistar e sobretudo, fazer:

" ... fazer da vida, um convite à liberdade
e ao despertar da “humaneza” latente
cá dentro de cada um de nós, somos mais
e talvez possamos descobrir outros caminhos, aportar em nossas mesmas terras, mares e rios…"

AjAraújo*


Hoje trago aqui uma conversa entre o psicólogo Marco Aurélio Bilibio e todos nós, que nos ajuda a compreendermo-nos uns aos outros.

Fala-nos sobre a função psicológica das emoções e do seu papel na autorrealização e no adoecimento psíquico a partir de uma abordagem budista.

As emoções dão colorido à nossa vida, mas tornam-se tóxicas quando se transformam em feridas afetivas de que não sabemos mais libertar-nos.

As emoções tóxicas estão na raiz de vidas insatisfatórias e de pouca realização. Quando se tornam epidemias sociais levam à desorganização familiar e comunitária. Na vida profissional podem gerar prejuízos grandes à carreira das pessoas, levando a relações conflituosas e à desmotivação.

Além da compreensão da dinâmica emocional, Marco Aurélio focaliza também atitudes e posturas que podemos aprender para nos desintoxicarmos dessas fixações e recobrarmos o fluxo natural de emoções nutritivas, tanto na vida pessoal como na profissional.

Marco Aurélio Bilibio é Psicólogo Clínico há vinte anos e possui orientação claramente fenomenológica. É Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2005) e Doutorado  em Desenvolvimento Sustentável (com finalização para 2012), também na UnB, na proposição de um diálogo entre  a Ecopsicologia e a Abordagem Gestáltica. Foi pioneiro na apresentação de trabalhos em Ecopsicologia e Gestalt nos Congressos Nacionais e Internacionais de Gestalt Terapia.


*Alberto Araújo é um médico e poeta brasileiro, natural de Santanésia, distrito de Piraí, Rio de Janeiro. Tem por ofício a medicina e dedica-se a cuidar das pessoas vítimas do tabaco e doenças respiratórias ocupacionais. Escreve desde os 12 anos sobre temas humanistas: espiritualistas, ambientais, político-sociais e românticos. Busca fazer da arte do verso uma ferramenta crítica que propicie reflexão e tomada de consciência para as mudanças sociais. Escreve sobre temas dentro do contexto histórico, social e político em que vive e labuta. Sonha ver a humanidade caminhar para um futuro de maior compromisso planetário, solidariedade e desenvolvimento da espiritualidade.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gG75OPKc3-c; http://publicartextos.aaldeia.net/o-sentido-da-amizade/; http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=105588 ;http://www.comunidadegestaltica.com.br/

Nenhum comentário: