“Há tantas auroras que não brilharam ainda”

 
 
 
Não direi que me encantas mais do que o silêncio
porque é assim que despertas as aves e os caminhos.
Meus olhos também nascem pelo parto da esperança
porque vivo na imortalidade
renascendo em cada dia.

 
Deixa-me rever em prece tua face ressurgida
porque tua luz é sempre uma catarse.
Teu olhar estende as linhas do horizonte
e toda a paisagem é  então uma ventura
e já não és mais nada
porque desfaleces no seio da beleza.

 
Repara como sou pequeno diante do teu rosto amanhecido
mas como é grande o que em mim te contempla.
Para renascer basta-me apenas teu momento
tua humilde majestade
tuas pétalas de fogo
e essa corola ardente
porque não  peço nada mais que a tua luz
inaugurando o mundo em cada alvorecer
e que nunca me encontres cego ou vencido.

 
 Manoel de Andrade, Aurora, inCANTARES”

 
Nietzsche, ainda há tantas auroras

Nesta palestra, o professor Oswaldo Giacoia Jr., curador do módulo “Filosofia e Sabedoria”, apresenta um recorte sobre o pensamento de Nietzsche a partir do livro “Aurora - Pensamentos sobre os preconceitos morais”.

Aurora de Nietzsche marca o despertar de uma nova moralidade. É a emancipação da razão diante da moral. O poder liberador da razão que tem em si a capacidade de desmistificar significados socias instituídos pela tradição; o individuo na sua atividade racional descobre-se como criador de novos valores, sendo capaz portanto de romper o elo histórico que une tradição e moralidade, opondo-lhe o binómio razão e afirmação de si.

Assim como a aurora anuncia um novo dia, Aurora para Nietzsche é também um novo despertar para uma verdadeira vida – do homem e da humanidade inteira.

Usando a epígrafe dessa obra como referência inicial, Oswaldo Giacoia Jr expõe nesta excelente palestra, o esforço de Nietzsche para mostrar aos seus contemporâneos a importância de refletir sobre o conceito de auto-supressão moral.

Oswaldo Giacoia Jr é doutor em filosofia pela Universidade Livre de Berlim e professor de ética e história da filosofia contemporânea do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas.


Fontes: http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2008/04/21/aurora-poema-de-manoel-de-andrade/; https://www.youtube.com/watch?v=vcTt2bOYitw ; http://p33rz.p3.funpic.org/biblioteca/Nietzsche,%20Friedrich/Nietzsche-Aurora.pdf

 

Ler “Aurora - Pensamentos sobre os preconceitos morais” de Nietzsche,  em: http://p33rz.p3.funpic.org/biblioteca/Nietzsche,%20Friedrich/Nietzsche-Aurora.pdf
 

Nenhum comentário: