A Civilização Micénica


A Civilização Micénica é considerada uma das sociedades mais sofisticadas da cultura grega pela grande disseminação artística e pela avançada organização política que via as mulheres com igualdade.

Ela sobreviveu entre os anos de 1600 a.C. a 1050 a.C. com a invasão dos aqueus  na Grécia e desenvolveu-se na Ilha de Creta, ao sul do Mar Egeu, após dominarem os pelágios.

Entretanto, ao contrário das civilizações gregas mais antigas que adoravam uma deusa-mãe, os micénicos passaram a louvar Poseidon, que eles acreditavam ser o governador máximo da Terra. Acredita-se que nesta civilização se dá início às primeiras lendas da Mitologia Grega, pois ao fim deste período o deus principal passou a ser Zeus.

O sistema político e económico era centrado na figura do rei, mas pouco se sabe sobre a hierarquia social da época. Alguns especialistas sustentam que, abaixo dos reis, havia uma forte organização militar detentora de grandes lotes de terra. Os escravos, trabalhadores livres e comerciantes faziam parte da escala social mais baixa.

Os micénicos eram grandes navegadores e construíram embarcações bem mais avançadas que as iniciadas pelos minoicos. Este povo, que se caracterizava pelo aspeto guerreiro, construiu barcos de carga que eram propícias ao combate. Como armamento, os micénicos começaram a utilizar o ferro e o bronze.

Por serem guerreiros, os micénicos ergueram extensas muralhas para proteger os palácios e os gigantescos edifícios funerários, como o Tumba de Atreu. Para proteger o acesso à cidadela de Micenas, eles construíram um complexo mural que ficou conhecido como Porta dos Leões.

Não se sabe ao certo qual foi o real motivo de desaparecimento dessa civilização, mas alguns historiadores acreditam que a invasão dos dórios na região de Creta foi o principal motivo. Os dórios acabaram com toda a potência marítima iniciada pelos micênicos e a Ilha de Creta, que se tornara uma das regiões mais desenvolvidas da Grécia, perdeu sua hegemonia com sua divisão em cidades-Estado, no período da Idade das Trevas grego.
 


Fonte: http://www.infoescola.com/historia/civilizacao-micenica/; https://www.youtube.com/watch?v=b9xAw_ymvRg

Nenhum comentário: