Família: Coração de um Mundo sem Refúgio


A organização da família e a experiência da infância passam por transformações profundas nos dias atuais. Estruturas familiares inéditas emergem numa sociedade que hiperestimula a infância, celebra a autonomia e não admite a velhice. São tempos de mães libertas, pais fraternos e inseguros e filhos críticos.

O que é e para onde vai, a família nuclear contemporânea, centro de um mundo tão descentrado como o nosso?

A crise atual teve o mérito de escancarar, aos olhos de todos, os problemas e impasses  de um modelo de sociedade baseado no consumo desenfreado, na obsessão pelo lucro e na expectativa (quando não no imperativo) da satisfação sem limites.

Este modelo, que se tornou tão hegemónico nas últimas décadas a ponto de se tornar quase impossível imaginar uma alternativa, não se resume a um modo de funcionamento da economia, ou aos modos de produção e circulação de bens materiais.  Ele implica um imaginário social, estilos de relacionamento pessoal, modos de construção de identidades, modalidades de agrupamento social, pautas de sentimentos e formas de sofrimento. Por outras palavras, a crise económica atual aponta para os impasses e o possível esgotamento de um modo de vida, que abarca tanto os aspetos objetivos e materiais, quanto a dinâmica das relações sociais e o campo da experiência psicológica dos indivíduos.

Esta é uma Palestra de Diana Corso no programa Café Filosófico CPFL, que faz parte do módulo: Efeitos Psicológicos da Crise.

Diana Lichtenstein Corso é Psicanalista e Membro da APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre). Formada em psicologia pela UFRGS, é colunista do jornal Zero Hora e publicou o livro “Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis”, em 2005, e “Psicanálise na Terra do Nunca: ensaios sobre a fantasia”, em 2010, ambos pela Ed. Artmed, escritos em parceria com seu marido Mário Corso.



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Q56iKnXRjSw; http://www.discussoesereflexoes.com.br/2010/11/familia-coracao-de-um-mundo-sem-refugio-diana-corso/

Nenhum comentário: