A Ciência como uma Luz na Escuridão



O Dia Mundial da Astronomia é celebrado hoje, dia 8 de abril.
Em todo o mundo, os nossos antepassados de todas as culturas tiveram conhecimentos próprios de astronomia e as suas vidas disso muito dependiam. Por isso mesmo a astronomia faz parte da história da humanidade e é uma das ciências mais antigas, tendo sido usada para variados fins, como medir o tempo, marcar as estações do ano ou navegar nos oceanos.
Mas a caminhada humana desde os mais remotos astrónomos, aos modernos exploradores do Cosmos, fizeram-nos ver que o peso da astronomia no futuro da humanidade deverá ser ainda mais marcante do que no passado.
Hoje sabemos que a necessidade de sobrevivência do Homem, tal como no período mais primitivo da sua história, irá passar no futuro, mesmo que longínquo, indubitavelmente pela astronomia.
Dedico este dia à vida e obra de Carl Sagan, magnífico pensador, cientista, astrónomo e astrofísico, um homem marcante no mundo contemporâneo.
Ninguém se esforçou mais do que Carl Sagan para mostrar a todos, cientistas e leigos, a importância de tornar acessível a todos a posse da lanterna do conhecimento. Ninguém, mais do que Sagan, teve a coragem e a iniciativa de por à prova o pensamento científico, sem preconceitos, sem soberba, sem arrogância.
Empunhando magistralmente as palavras e com um domínio invejável de vastas áreas do saber científico, Sagan duelava impiedosamente com magos, ufólogos, curandeiros, falsos-profetas de nosso tempo, e nunca perdia.
Podemo-nos lembrar dele como um astrónomo de renome internacional; por sua participação em alguns projetos da NASA; por sua constante aparição nos meios de comunicação de massa; por seus inúmeros e deliciosos livros e claro pela sua espetacular série “Cosmos”.
Mas certamente, para os que conhecem, ainda que superficialmente, a sua obra e as suas ideias, Carl Sagan será sempre lembrado como um ser humano muito especial, com uma visão de mundo extremamente científica e, ao mesmo tempo, sentimentalmente poética: a Ciência era a sua musa; falar da Ciência era a sua poesia.
Por isto tudo e como homenagem aqui deixo a última entrevista dada por Carl Sagan antes da sua morte, em 20 de dezembro de 1996. Foi uma entrevista realizada no âmbito do lançamento do seu último livro O Mundo Assombrado pelos Demónios”, que estou a ler neste momento e que foi Prémio Literário do Los Angeles Times para Ciência e Tecnologia.
Sobre este livro escreveu Richard Dawkins, in The Times, «Ao fechar este livro extraordinário, recordo o capítulo final de uma das primeiras obras de Sagan: Cosmos. «Quem responde pela Terra?» é uma pergunta retórica, mas pretendo responder-lhe. O meu candidato a embaixador planetário não pode ser outro senão o próprio Carl Sagan. Sagan é inteligente, compassivo, espirituoso, culto e incapaz de escrever uma frase aborrecida. Quem me dera ter sido eu a escrever Um Mundo Infestado de Demónios! Não o tendo feito, o mínimo que posso fazer agora é aconselhá-lo vivamente aos meus amigos. Por favor, leiam este livro!»

Neste dia, ofereço a possibilidade de poderem assistir à leitura completa em mp3 deste belo livro O Mundo Assombrado pelos Demónios”, em:


4shared - O Mundo Assombrado Pelos Demôn... - shared folder ...





Fonte: http://www.youtube.com/ http://www.asterdomus.com.br/ http://www.fnac.pt/ http://www.4shared.com/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-astronomia/ http://www.dignow.org/


Nenhum comentário: