Mont Saint-Michel - 17º Dia - Parte I


 
No 17º dia de viagem deixámos o Camping de la Cité d'Alet e Saint-Malo para trás e rumámos ao Mont Saint-Michel, a apenas 56,4 Km de distância.

Em pouco mais de uma hora de viajem, deixámos as terras altas da Bretanha, e entrámos nos campos alagados e aráveis da Normandia. A nossa viajem aproximava-se do ponto de retorno, o Mont Saint-Michel, primeiro cartaz turístico e o local mais visitado de França. Pelo caminho a paisagem é salpicada de singularidades, mas são abundantes as pastagens.
Estava quase a concretizar-se um antigo sonho, olhar na realidade e pisar o solo do Mont Saint-Michel. A maioria das vezes os nossos sonhos ou ambições são irreais e é uma sorte quando os conseguimos realizar e foi nisto que pensei durante o curto caminho, entre Saint-Malo ao Mont Saint-Michel.
Quando lá chegámos fomos logo em direção ao penedo que suporta a Abadia de Saint-Michel. No caminho ao aproximarmo-nos do Mont Saint-Michel, sente-se um misto de emoção e deslumbramento, que nos é dado pela magia emanada pela elegante arquitetura do seu Mosteiro, que parece emergir das águas da baía, subindo harmoniosamente em direção ao céu.
Mais perto o Mont Saint-Michel é uma visão idílica: uma vila medieval incrustada num monte que flutua etéreamente numa imensa baía. Sim, só vê-lo de longe já vale a viagem, mas estando tão pertinho, a vontade de lá entrar é enorme.
Infelizmente não podemos ficar no parque, nem podemos entrar na cidadela, porque a maré cheia adivinhava-se, sendo obrigatório abandonar o parque na próxima meia hora. O parque destinado a automóveis e autocaravanas fica situado em zona abaixo do nível do mar e só pode ser usado enquanto dura a maré baixa.
Como naquele dia o Monte estava cheio de turistas e por isso as bermas da estrada estavam cheias de carros, a polícia aconselhou-nos, dadas as circunstâncias, a estacionarmos a autocaravana na povoação de La Caserne, uma pequena povoação que serve o Mont Saint-Michel.
Em La Caserne, a apenas 2,4 Km do Mont Saint-Michel, foi fácil encontrar onde ficar e o lugar escolhido foi num parque tranquilo de um hotel situado perto do cruzamento da estrada que leva ao Monte.
A ansiedade era tanta que pegámos nas bicicletas e fomos passar o resto do dia e parte da noite ao Mont Saint-Michel, e por isso a viagem de ida pareceu-nos muito mais curta, do que a viagem de volta, não sabendo ao certo se foi a forte ventania que soprava em direção ao penedo que contribuiu para isso, se a forte ansiedade.
A prodigiosa singularidade do Mont Saint-Michel e sua baía de mansas águas, constituem o ponto turístico mais frequentado da Normandia e um dos primeiros de França, com cerca de 3 200 000 visitantes por ano.
O Mont Saint-Michel é uma ilhota rochosa situada na foz do rio Couesnon, que comporta uma Abadia do mesmo nome, que faz a ligação entre a água do mar, a areia e o céu.
Na Idade Média, este singelo lugar, teve grande importância como centro de peregrinações. A Abadia do Mont Saint-Michel é um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. O seu antigo nome era Mons Sancti Michaeli in periculo mari" (Monte Saint-Michel em Perigo de Mar), pelo facto das marés cheias ocorrerem rapidamente.
Outrora a ilhota que suporta a Abadia estava muito mais longe do continente e só era acessível a pé, quando a maré estava baixa. O monte era ligado ao continente através de um istmo natural que era completamente coberto pelas marés altas.
Ao longo dos séculos a planície alagável em torno do Monte foi sendo drenada para criação de pastagens, reduzindo a distância do rochedo à terra. As águas do rio Couesnon foram canalizadas, diminuindo o seu caudal e acelerando o assoreamento da baía. Em 1879 o istmo foi reforçado e tornou-se uma passagem seca perene. Em 2006 o governo francês iniciou obras para livrar a ilhota dos perigos relacionados com as enchentes de maré, construindo uma muralha em volta da ilha.

Fonte: http://maps.google.pt/ http://wikimapia.org/ http://pt.wikipedia.org/ http://www.francetourisme.fr/ http://www.espacoerrante.blogspot.pt/ http://www.flickr.com/

Nenhum comentário: