Nossos Medos e Fantasias da Perfeição




“A utopia está lá no horizonte. Aproximo-me dois passos, ela afasta-se dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

 Eduardo Galeano

 
O que é ser humano? Um animal frágil que esconde os seus medos? Um corpo finito preso a uma alma que observa o infinito? Uma consciência que percebe a tragédia de viver?

Entre a vida e a morte, entre o céu e o inferno, entre ser e não ser, o ser humano procura por sentido. A saída pode estar na religião, na ciência, nas utopias… Ou o sentido da vida pode estar na total ausência de sentido?

Neste excelente episódio do Café Filosófico, transmitido pela CPFL Cultura, Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé, Oswaldo Giacóia Jr, Marcelo Coelho, Caterina Koltai e Ricardo Goldenberg, reúnem-se para tratar o tema Nossos Medos e Fantasias da Perfeição”.

Nesta multipalestra, filósofos, historiadores, sociólogos, psicanalistas, reúnem-se para falar sobre a condição humana, num debate sobre as perguntas que nunca se calam: Quem somos? Para onde vamos? Como viver no meio de tanta incerteza?

É aí que reside a importância de “pensar”. O mecanismo de “pensar” é acionado de cada vez que precisamos encontrar respostas a perguntas determinadas, e esse é um atributo exclusivo da espécie humana. Por isso esse deverá ser sempre o nosso principal desafio!...

Dos nossos medos
nascem as nossas coragens,
e em nossas dúvidas
vivem as nossas certezas.
Os sonhos anunciam
outra realidade possível,
e os delírios outra razão.
Nos descaminhos
Esperam-nos surpresas,
Porque é preciso perder-se
Para voltar a encontrar-se.

 Eduardo Galeano




Fonte: http://pensador.uol.com.brhttp://olharaesquerda.blogspot.pt ; http://www.youtube.com/watch?v=cfaiBKBBzPU&list=PLjbRZ4RvBP9FQXcJJkrUgQT1DEffeyF7Q

Nenhum comentário: