Os Desafios da Arte no Mundo Contemporâneo


“Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre o muro – havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fiorde e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza.”

Edvard Munch

                                           Skrik de Edvard Munch
Como é que a filosofia nos pode ajudar a enfrentar a crise contemporânea? O que é ser artista? O que é a arte dos dias de hoje?
 
Como é que a arte se expressa numa sociedade como a nossa, que se transforma tão rapidamente, com o avanço da tecnologia, com as descobertas científicas e que ao mesmo tempo, se questiona sobre os seus valores e o seu futuro? O mundo reinventa a arte ou a arte recria o mundo?

Quais são os desafios da arte no mundo contemporâneo? Como é que as artes plásticas, o teatro, a poesia convivem com a tecnologia, e os novos meios?
O lugar do teatro; Os destinos do livro; a computação gráfica; o (des)limite entre as artes; o direito autoral; as expectativas e ansiedades sobre o mundo contemporâneo são aqui debatidas neste episódio do Café Filosófico.
Para este debate, Viviane Mosé (poetisa, filósofa, psicóloga e psicanalista), convida o ator Henrique Diaz e o artista plástico Marcos Chaves, para conversarem em conjunto sobre os desafios da arte no mundo contemporâneo.


Mas também em Portugal este tema foi objeto de análise. Pode a crise contemporânea ser uma fonte de inspiração para quem é artista?

Neste vídeo da SIC Noticias, emitido no dia 27.01.2013, subordinado ao tema: “A Arte da Crise”, podemos ver o jornalista Pedro Mourinho, a conversar com um artista de Art Grafitti, um poeta popular, um escritor brasileiro radicado em Portugal e um cantor de intervenção, que nos mostram como a situação atual do país pode ser, afinal, um motivo para dar largas à criatividade.



Fontes: http://www.youtube.com/watch?v=plZhcbJLVRk ; http://www.youtube.com/watch?v=MY2OqtPi-eQ
http://raiz-de-pensamentos.blogspot.pt/2009/05/o-grito-de-edvard-munch.htm   

Nenhum comentário: