A Dama de Ferro


“Suspeito que nenhum outro líder do nosso tempo será capaz de manifestar tanta vontade de resistir ao desejo de agradar”

Hugo Young

A antiga primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, morreu ontem, segunda-feira, aos 87 anos, em resultado de um acidente vascular cerebral. A revista Time considerou-a uma das cem figuras mais influentes do século XX, e poucos britânicos discordarão da sua presença na seletiva lista, mesmo os mais atingidos pela cura de austeridade que a Dama de Ferro aplicou como remédio ao declínio económico do Reino Unido. Mulher de convicções fortes impôs a sua “revolução conservadora” ao país, criando uma era a que emprestou o nome.
Margaret Thatcher foi a primeira e única mulher da Grã-Bretanha primeiro-ministro, eleita três vezes e no poder durante quase 11 anos. Uma das mais admiradas e contestadas figuras políticas contemporâneas. O seu destino foi decidido em três dias, de dia 20 a 22 de novembro de 1999. Desde a preparação da sua destituição à sua queda política, devido a falta de fidelidade dos seus próprios ministros e dos seus colaboradores mais próximos.
Em jeito de homenagem aqui deixo um documentário sobre Margaret Thatcher, exibido pela RTP 2, no dia de sua morte. Esta é também a incrível história dos últimos dias de Margaret Thatcher no poder:

 
QUEM MATOU MARGARET THATCHER? - Documentários - RTP

 


 

Nenhum comentário: