“Não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe!”




“Não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe!” Esta é uma frase que ouço pronunciar muitas vezes e que estranho sempre. É uma frase tão comum que até virou letra de canção.

Será por certo uma boa frase para se cortar a conversa a alguém que esteja a querer falar da vida alheia, mas infelizmente não é nesses casos que ela é usada com frequência.
No outro dia em conversa com uma pessoa, eu lhe falava de Stephen Hawking, um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Expliquei que este cientista, embora fosse portador de esclerose lateral amiotrófica (uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais), tinha tido a sorte de ter conseguido fazer uma vida digna, ter estudado, casado e tido filhos, ajudado por certo por uma família muito solidária e por um país com reais preocupações sociais.
A pessoa com quem falava disse desconhecer o caso, ao que retorqui, que enviaria a informação relativa a Stephen Hawking por email.
No dia seguinte perguntei a essa mesma pessoa se tinha recebido o email e lido sobre o caso. Em resposta tive uma cara de poucos amigos, como que querendo ignorar o assunto, dizendo-me de seguida, “que se iria confirmar “tudo” dali para a frente”.
Confirmar o quê? Se Stephen Hawking existe ou não? E como é que se confirma, aquilo que não se quer confirmar?
Agora sim, eu entendia com precisão o significado real desta frase tão badalada entre as gentes do nosso Portugal.

Ler mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking

Nenhum comentário: